17/02/2018 às 13h30min - Atualizada em 17/02/2018 às 13h30min

Pronto Socorro “Edison Mano” conta com reforço no atendimento médico

Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste
Foto: Divulgação
Desde o início do ano, o Pronto Socorro “Edison Mano” de Santa Bárbara d’Oeste conta com importante reforço no atendimento aos pacientes. Futuros médicos, alunos do 5º ano da Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic – Campinas, realizam estágio na unidade médica. 

A iniciativa integra convênio entre a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste e a instituição de ensino. Todos os atendimentos são supervisionados pelos médicos plantonistas, sob coordenação do médico responsável técnico da unidade, Dr. Luis Fernando Mitsuo Maeda.

O estágio iniciou na primeira quinzena de janeiro e deverá se estender por todo o ano letivo, acompanhando o calendário da instituição de ensino. São quatro alunos do 5º ano do curso de Medicina atuando no Pronto Socorro a cada cinco semanas. De acordo com cronograma e escala da Faculdade, todos os alunos do 5º ano do curso irão passar pelo estágio no Pronto Socorro.

Segundo o prefeito Denis Andia, a instituição é uma das principais faculdades de Medicina do país e possui os melhores índices de qualidade de formação dos profissionais. Ele ressaltou que o grupo está na reta final do curso e está dando suporte no atendimento do Pronto Socorro. “Os alunos vêm para somar ao trabalho de todos os médicos que já atuam no P.S., com o conhecimento de tudo que há de mais novo na Medicina. A vinda dos alunos é um ganho muito grande para o dia a dia da unidade, por conta das questões de emergências, urgências e também para os atendimentos mais simples, sempre auxiliando os nossos profissionais”, frisou.


  Para a secretária de Saúde, Lucimeire Cristina Coelho Rocha, a parceria deverá ser ampliada e trará ainda mais benefícios a todos os envolvidos. “O prefeito Denis Andia nos orienta a sempre buscar alternativas para aperfeiçoar o atendimento da Saúde oferecido à população”, disse. “Além do reforço no atendimento no Pronto Socorro, estamos iniciando tratativas com a Faculdade para utilização do seu laboratório, visando o treinamento de nossos médicos em cursos de atualização em ATLS, ACLS (cursos de atualização em atendimento de urgência/emergência). Além disso, em 2019 pretendemos estender o estágio dos alunos para área de clinica médica do Hospital Santa Bárbara”, complementou Lucimeire. 

Durante o estágio, os alunos iniciam contato com pacientes de urgência e emergência, prestando atendimento supervisionado pelos médicos de plantão, incluindo consultas, suturas, evolução, solicitação de exames, análise de exames e solicitação de internação. “Nesta fase de implantação do sistema informatizado, os alunos estão sendo muito importantes no auxilio aos médicos plantonistas, até pela maior facilidade no manejo deste tipo de ferramenta. Além disso, existe o ganho clínico, com o auxílio nos atendimentos, realização de procedimentos e discussão de casos com os médicos plantonistas, algo que instiga os nossos profissionais a buscarem constante atualização”, destacou o responsável técnico do P.S.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Manifestação na câmara municipal de Santa Bárbara, servidores municipais cobrando sobre o reajuste de 1,69 de aumento no salário.

Publicado por Portal Atualidade em Terça-feira, 29 de maio de 2018