27/01/2018 às 10h32min - Atualizada em 27/01/2018 às 10h32min

Coleta Seletiva recolhe quase 1,5 mil toneladas de materiais reciclados em S.Bárbara

Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste
Foto: Divulgação
Materiais recicláveis transformados em matéria-prima. Preservação dos recursos naturais, melhorando a qualidade do meio ambiente e da vida das pessoas. A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do Programa Municipal de Coleta Seletiva, recolheu quase 1,5 mil toneladas de resíduos recicláveis desde que o serviço foi reorganizado e ampliado em 2014, quadriplicando a quantidade de materiais recolhidos. 

A reorganização da Coleta Seletiva adotada pela Administração Municipal em 2014 contou com a colocação de mais caminhões para a coleta porta-a-porta, definição de novo cronograma de bairros atendidos, instalação de contêineres de material reciclável em áreas onde há maior fluxo de pessoas, além do novo gerenciamento dos Ecopontos existentes e implantação dos Eco Drive Thru - contemplando a nova política de coleta de resíduos em Santa Bárbara.

Por sua vez, em 2017, a Recicoplast (Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Reciclagem de Resíduos Sólidos de Santa Bárbara d'Oeste) aumentou sua capacidade operacional, passando a utilizar veículo próprio para fazer a coleta, conquistando mais autonomia, geração de renda e área de cobertura, além de gerar economia à Prefeitura. 

“É assim que queremos que a cooperativa funcione. Não somente a Recicoplast, mas também a Juntos Somos Fortes, uma nova cooperativa que se formou no final de 2017 aqui no Município. Devem ser independentes do Poder Público e crescer cada vez mais, gerando renda e nos auxiliar na preservação do meio ambiente”, disse o secretário de Meio Ambiente, Cleber Canteiro. “É importante que a população entenda que existem locais certos para destinação de material reciclável para serem reaproveitados de alguma maneira”, complementou o secretário.

O cidadão pode descartar seu material de duas formas, por meio da Coleta porta-a-porta, realizada com caminhões da Prefeitura e da Recicoplast, conforme cronograma estabelecido, e dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), que incluem Iglus, Eco Drive Thru e Ecopontos. A coleta porta-a-porta conta com caminhões que passam nos bairros. Para descartar basta separar os resíduos recicláveis limpos e secos e colocá-los na frente das residências no dia da coleta ou levá-los até um Iglu ou Eco Drive Thru mais próximo. 

Os Iglus são 45 unidades que estão espalhadas nas principais vias da cidade. Não possuem distinção entre os materiais, sendo que o munícipe pode destinar seus resíduos na boca de cada Iglu mais próximo de sua residência ou trabalho. 

Os outros tipos de PEVs são os Eco Drive Thru, que funcionam como os drive thru de lanchonetes, onde as pessoas podem entrar em um recuo com o veículo, parar e descartar os resíduos recicláveis limpos e secos, previamente separados em papel/papelão, plástico, vidro e metal. Já nos Ecopontos os munícipes podem descartar, entre outras coisas, os resíduos recicláveis gerados pela sua atividade ou por pequenas obras. 

Recicoplast
A Cooperativa Recicoplast está localizada no Conjunto dos Trabalhadores. É possível destinar os resíduos recicláveis limpos e secos gerados em estabelecimentos comerciais, industriais e condomínios residenciais. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 3464.9010.

Eco Drive Thru
Avenida Santa Bárbara (entre o Vic Center e Tivoli Shopping)
Avenida Corifeu de Azevedo Marques (esquina com Rua General Câmara)
Avenida da Amizade - Jardim das Palmeiras (Reservatório do DAE)

Ecopontos
Avenida Barretos esquina com Avenida Antônio Pedroso - Planalto do Sol
Rua Independência - Parque Olaria
Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira - Jardim Gerivá

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »