03/04/2017 às 11h55min - Atualizada em 03/04/2017 às 11h55min

Novo modelo de atendimento nos Postos de Saúde será inovado

Prevenção. Essa é a palavra-chave da Saúde de Santa Bárbara d’Oeste.

Redação
Reprodução
A partir do dia 17 de abril, a Prefeitura de Santa Bárbara d’ Oeste implantará um novo modelo de atendimento nas UBS (Unidades Básicas de Saúde). A primeira unidade a ser contemplada é a do posto médico do Jardim São Fernando. A inovação modifica o acolhimento dos pacientes, com busca-ativa para consultas e procedimentos, visando prevenir e resolver os problemas de Saúde, desafogando os atendimentos de urgência e emergência.






A inovação será colocada em prática UBS por UBS, seguindo um amplo planejamento da Prefeitura, após estudo e adequações em cada uma das unidades. “A UBS, no modelo atual de todo o País, resolve pouco os problemas de Saúde do cidadão. E nós queremos que as pessoas se mantenham sadias e com o acompanhamento médico necessário. Nosso objetivo é ter uma maior capacidade de acolhimento, atendimento e resolutividade. Vamos começar pela UBS do São Fernando no dia 17 e a segunda UBS a ter esse novo sistema será a do Jardim Esmeralda, logo após o fim das obras de reforma e ampliação”, explicou o prefeito Denis Andia.

O levantamento dos pacientes da região do Jardim São Fernando já foi realizado pela Secretaria de Saúde. Com os dados em mãos, os profissionais farão a busca-ativa de pacientes, trazendo o cidadão para a UBS, com atendimento de médicos generalistas, pediatras, ginecologistas, equipes de enfermagem e acompanhamento de agentes comunitários de Saúde. Um novo protocolo de atendimento será realizado, com classificação de risco, mantendo-se o horário de funcionamento do posto, de segunda a sexta-feira, das 7 às 16h30.

“É algo novo feito em Santa Bárbara, não realizado em nenhuma cidade que temos conhecimento. Pensamos, estudamos, planejamos e agora vamos colocar em prática no São Fernando. O Posto de Saúde é um local onde as pessoas devem resolver mais os seus problemas, diminuindo a quantidade de atendimentos nos prontos-socorros, que devem ser utilizados apenas para urgência e emergência”, completou Denis.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »