09/01/2018 às 19h32min - Atualizada em 09/01/2018 às 19h32min

Com Zera Fila parcial, S. Bárbara tem segundo dia de longa espera em postinho

Hoje a fila foi formada na UBS do Cidade Nova, onde pessoas chegaram a aguardar cinco horas e meia por atendimento, segundo vereador

Rodrigo Pereira - [email protected]
Redação
Foto: Reprodução/Facebook

Um dia após moradores aguardarem até quatro horas e meia para agendamento de consulta na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Célio Faria, conhecida como Postinho do Romano, situação semelhante ocorreu em outra unidade de saúde de Santa Bárbara d'Oeste hoje (9). A espera para marcar atendimento na UBS do Cidade Nova chegou a cinco horas e meia e "muitas pessoas" nem chegaram a almoçar, relatou o vereador Valdenor de Jesus Gonçalves Fonseca, o Jesus Vendedor (DEM). A situação ocorreu em postos de saúde ainda não contemplados pelo programa Zera Fila. A prefeitura diz que a meta é implantá-lo em todas unidades até o final do ano.

Imagens em redes sociais mostram que a fila de pessoas saía da unidade e se estendia paralelamente a um muro de um imóvel vizinho. "Começaram a entregar senha às 10h. Tem pessoas desde as 10h da manhã (...) Por mais que a senha e o número que pegou tá mais longe, (o morador) tem receio de sair e chamarem ele e perder a chamada", relatou o parlamentar, às 17h30 desta terça-feira, ressaltando que ainda havia pessoas aguardando na unidade no momento da entrevista e que voltaria ao local para confirmar se todos seriam atendidos.

"Infelizmente o quadro (de servidores da UBS) não está completo. Quem estava trabalhando estava dando o máximo. Estão limitados para uma multidão de pessoas. Atendente parece que é uma só. Pessoas de outra função entraram no meio pra ajudar", acrescentou Jesus.

Ele afirmou que vai questionar a prefeitura sobre as filas de espera, via requerimento, solicitando informações sobre número de funcionários, porque ocorreu isso e quais serão as atitudes que serão tomadas para que tal problema não ocorra mais.

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d'Oeste comunicou, por meio de assessoria de imprensa, que em todo início de mês a procura pelas UBSs para agendamento de consultas é maior e que os agendamentos podem ser realizados também em outros dias, respeitando o número de vagas disponíveis para cada especialidade. "Como ocorre habitualmente, a unidade foi aberta às 7 horas e todas as pessoas foram devidamente acolhidas", acrescentou.

"Vale ressaltar que, desde abril do ano passado, um novo sistema de atendimento foi implantado no município, priorizando a avaliação caso a caso e encaminhando o paciente para atendimento com algum profissional da unidade no mesmo dia em que é feito o acolhimento, sem necessidade de agendamento. Este é o Zera Fila da Saúde, que já foi implantado nas UBSs do São Fernando, Esmeralda e Planalto do Sol 2. A meta é estender este modelo de atendimento a todas as unidades de saúde do município até o final deste ano. As próximas unidades a contarem com o modelo serão 31 de Março e Mollon", concluiu.


POSTINHO DO ROMANO

Conforme mostrou o Portal Atualidade, a espera para agendamento para consulta no Postinho do Romano ontem (8) chegou a ao menos quatro horas e meia, segundo moradores. Pessoas já formavam fila em frente à unidade às 4h, em meio à chuva, aponta quem estava no local. Além de demora para o atendimento, usuários da unidade afirmaram que ocorreram problemas no agendamento mesmo depois da espera e que há apenas um dia no mês disponível para marcar os atendimentos. A prefeitura afirmou que todas as pessoas foram devidamente acolhidas, que é possível agendar em outros dias se houver disponibilidade e que o sistema de atendimento será aprimorado na área.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »