29/12/2017 às 12h22min - Atualizada em 29/12/2017 às 12h22min

Primeira Campanha de doação de sangue de 2018 será no dia 9 de janeiro em S.Bárbara

Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste
Foto: Divulgação
Doar sangue é doar vida. E em 2018 o cidadão barbarense já tem as datas para exercer este ato de cidadania. A primeira Campanha de Doação de Sangue de 2018 em Santa Bárbara d’Oeste ocorrerá no dia 9 de janeiro no Lions Clube Centro. O período da ação será das 9 às 12 horas. A iniciativa é do Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em parceria com a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, Lions Clube Centro e Pérola e apoio da Pastoral da Saúde de Santa Bárbara d’Oeste. 

As doações no município em 2018 seguem ocorrendo a cada dois meses. As demais datas das Campanhas durante o ano serão nos dias 6 de março, 8 de maio, 3 de julho, 4 de setembro e 6 de novembro. Podem doar todas as pessoas que estiveram dentro dos requisitos. O Lions Clube está localizado na Rua dos Antúrios, 96, na Vila Dulce. 

Quem pode doar

Para ser doador de sangue basta ser saudável, ter entre 16 e 69 anos (serão aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal e presencial do responsável legal) e pesar mais de 50 kg, não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue, não fumar duas horas antes ou após a doação e não estar em jejum, além de evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Não podem doar pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os dez anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas, usuários de drogas, pessoas que tenham feito endoscopia há menos de seis meses, tatuagem ou piercing há menos de 12 meses e pessoas que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual sem uso de preservativos.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Manifestação na câmara municipal de Santa Bárbara, servidores municipais cobrando sobre o reajuste de 1,69 de aumento no salário.

Publicado por Portal Atualidade em Terça-feira, 29 de maio de 2018