27/12/2017 às 15h34min - Atualizada em 27/12/2017 às 15h34min

Ações de Promoção à Saúde em S.Bárbara alcançam 52 mil pessoas em 2017

Prefeitura/S.Bárbara
Foto: Divulgação
Cuidar periodicamente da saúde é a melhor maneira de evitar as doenças e os agravos à saúde. Seguindo esta lógica, de que a prevenção realmente é o melhor remédio, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste realizou ao longo de 2017 uma série de ações e eventos de promoção à saúde junto à população barbarense, alcançando o expressivo número de mais de 52 mil participantes. As ações foram monitoradas pelo NES (Núcleo de Educação em Saúde), vinculado à Secretaria de Saúde.

O setor é responsável pela organização de palestras, oficinas, cursos, grupos, eventos e campanhas em espaços públicos e privados, com temas como Aleitamento Materno, Tabagismo, Prevenção de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e AIDS, Dengue e outras Arboviroses, Câncer de Próstata, Câncer de Mama e de Colo de Útero, entre outros.

Além disso, monitora todos os grupos realizados pela Secretaria de Saúde, como Saúde sem Tabaco, Saúde na Escola, Coluna Ativa, Grupo de Gestantes, Grupo de Caminhada, Planejamento Familiar, Faça Saúde, Visitas à Maternidade, Dançaterapia, entre outros, planejando, organizando e avaliando todas as ações de promoção à Saúde e prevenção de doenças e agravos à saúde desenvolvidas no Município. 

Mais informações sobre os serviços do NES podem ser obtidas pelos telefones (19) 3455.3730 e (19) 3454.1216.

Educação Permanente 

Além das ações voltadas à população, a Secretaria de Saúde também conta com o setor de Educação Permanente em Saúde, responsável pela constante qualificação dos profissionais envolvidos nas ações de Saúde do município. Em 2017 foram 769 atividades que envolveram alguma capacitação, divididas entre os diversos setores da pasta. Além disso, o setor também foi responsável pelo auxílio na promoção de eventos alusivos à área da saúde.

Os profissionais envolvidos participaram de cursos de especialização, treinamentos, seminários, fóruns, oficinas, palestras, eventos, congressos e outras atualizações realizadas dentro e fora do Município. Entre as principais propostas do setor está a qualificação dos trabalhadores e dos serviços, segurança dos profissionais, fortalecimento das equipes, mudança do processo de trabalho e satisfação dos profissionais e usuários.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »