31/03/2017 às 11h49min - Atualizada em 31/03/2017 às 11h49min

Reposição de nutrientes é fundamental após os 50 anos de vida

Envelhecer bem é envelhecer com saúde

Redação
Reprodução

A expectativa de vida da população tem aumentado a cada dia. E para envelhecer com saúde é preciso ficar ateto há alguns cuidados. Depois dos 50 anos é bom aceitar que o metabolismo já não é o mesmo e merece uma atenção especial. Especialistas recomendam que as pessoas fiquem atentas sobre a necessidade de reposição de alguns nutrientes para o bom funcionamento do organismo. Uma alimentação balanceada com a cominação certa de vitaminas e minerais contribui para se manter na ativa e com disposição
 
A nutricionista Vanessa Thomé dá cinco dicas de nutrientes para manter o organismo em funcionamento saudável. “A alimentação deve ser a mais natural possível, rica em frutas, verduras e fibras. Deve-se evitar alimentos gordurosos, alimentos muito salgados, doces, álcool e refrigerantes”, reforça a especialista.
 
Confira a funcionalidade de cada nutriente
Zinco - Além de ser um poderoso antioxidante, desacelerando o envelhecimento das células, o Zinco contribui para o aumento na imunidade do organismo e pode ser encontrado em alimentos como a carne vermelha, o arroz, nozes ou em castanhas.
 
Cálcio - O cálcio melhora o funcionamento do coração e do cérebro, auxiliando também na prevenção do desgaste ósseo, o grande vilão causador da osteoporose. Para adiciona-lo em sua dieta, basta consumir leite, queijo, verduras de folhas verde-escuras e ovos.
 
Fibras - Auxiliando no controle do colesterol e do trânsito intestinal, as fibras também equilibram o peso. Podem ser facilmente encontradas em alimentos como aveia, feijão, lentilha, ervilha, soja, grão-de-bico, linhaça e frutas como laranja, maçã, chia, figo seco.
 
Potássio - Aliado na diminuição dos ricos de pressão alta e derrame, pois controla os níveis de sódio do organismo. Os alimentos ricos em potássio são: banana, soja, damasco, abacate, iogurte, ameixa, melancia, feijões e ervilha.
 
Ômega 3 - O ômega 3 fortalece o sistema imunológico, auxilia na comunicação entre as células combatendo o mal de Alzheimer, Parkinson, depressão, perda de memória e de concentração, além de possui ação anti-inflamatória. Pode ser encontrado em alimentos como a sardinha, salmão, atum ou através de cápsulas de óleo de peixe.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »