10/12/2017 às 15h30min - Atualizada em 10/12/2017 às 15h30min

DAE de S.Bárbara prepara Elevatória Conceição para receber novos equipamentos

Prefeitura/S.Bárbara
Foto: Divulgação

A obra de ampliação da Estação Elevatória de Esgoto Conceição receberá novos equipamentos que trarão melhorias no sistema de esgotamento sanitário da bacia do Ribeirão dos Toledos. Realizada pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste, a ampliação da elevatória viabilizará o atendimento com eficiência no afastamento do esgoto e ainda reduzirá custos com manutenção. O investimento da obra é de mais de R$ 3,2 milhões.

A nova EEE Conceição contará com um sistema preliminar de tratamento do esgoto já na chegada do efluente, onde serão retidos os resíduos sólidos maiores que acabam sendo descartados irregularmente nas redes coletoras de esgotos. Esse procedimento vai garantir uma preservação maior dos conjuntos motobombas, que são os responsáveis por encaminhar o esgoto para ser tratado na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Toledos I, que se localiza no mesmo bairro da elevatória, no Jardim Conceição, a qual, recentemente, também passou por obra de ampliação da sua capacidade.

Os novos equipamentos compreendem um cesto metálico, que vai atuar como peneira, e o gradeamento que auxilia na separação dos resíduos. E para a manutenção e limpeza periódica destes equipamentos, a obra caminha nesta semana para a construção de um suporte onde será instalada uma talha manual. Por fim, o local vai receber o gramado, o calçamento, as guias e o asfalto para o acesso de máquinas e caminhões durante as operações. O valor investido na obra conta com repasse do governo do Estado e da Contrapartida do DAE. O novo sistema está previsto para entrar em operação já no início de 2018.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »