27/11/2017 às 20h00min - Atualizada em 27/11/2017 às 20h00min

Defesa Civil Estadual vai enviar mensagem sobre riscos de desastre

Medida vai ajudar a salvar vidas em chuvas fortes, enchentes, deslizamentos, incidência de raios e outros fenômenos meteorológicos

Redação
Foto: Divulgação

A Defesa Civil de São Paulo vai enviar mensagem (SMS) diretamente para os cidadãos, com informações de eventos meteorológicos severos. O serviço começou na quinta-feira (16).

Usuários de celulares vão receber essas informações através do número 40199. O serviço de texto envia informações meteorológicas sobre qualquer um dos 645 municípios do Estado de São Paulo.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP), responsável pelas mensagens enviadas, ressalta que o serviço é totalmente gratuito. Ao receber a mensagem para cadastro, que será enviada a todos os usuários de todas as operadoras, o cidadão só precisa responder com o CEP do local onde deseja receber as informações meteorológicas.

Caso não receba a mensagem, também é possível se cadastrar enviando um SMS para o número 40199. Basta enviar o CEP da sua residência ou de outros locais de interesse em qualquer período. Os usuários podem cadastrar quantos endereços quiserem, desde que faça um cadastro por SMS.

Atualmente esses alertas de SMS são enviados apenas aos gestores municipais e à rede estadual de proteção defesa civil. Em outros países, como Estados Unidos e Japão, o serviço é desenvolvido há anos, com objetivo de informar a população.

Esse sistema começou a funcionar em junho como projeto-piloto nos estados do Paraná e Santa Catarina.

Conforme a Lei 12.340/14, que trata da prevenção ao risco de desastres, é obrigatório que empresas de telefonia móvel transmitam, gratuitamente, informações de alerta à população sobre risco de desastre.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Manifestação na câmara municipal de Santa Bárbara, servidores municipais cobrando sobre o reajuste de 1,69 de aumento no salário.

Publicado por Portal Atualidade em Terça-feira, 29 de maio de 2018