22/11/2017 às 20h30min - Atualizada em 22/11/2017 às 20h30min

Acisb articula para mudar feriado do Dia da Consciência Negra para domingo, como Americana

Cristiane Caldeira
Redação
Foto: Acisb Santa Bárbara d'Oeste
A Acisb (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d'Oeste) articula para, a exemplo de Americana, mobilizar os poderes Executivo e Legislativo no sentido de transferir o feriado do Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares, para o terceiro domingo de novembro. Uma reunião com o prefeito Denis Andia (PV) para tratar do assunto já foi pedida pela entidade para semana que vem. A questão também será discutida com os vereadores.

Antonio Roberto Bonamin, presidente da Acisb, afirma que a entidade vem tentando revogar o feriado municipal desde que ele foi instituído, em maio do ano passado, e que o exemplo de Americana deveria ser seguido pelos outros municípios que adotaram o dia de folga. "Não temos nada contra a data e o seu significado, mas acredito que ele pode ser comemorado num domingo, assim como o Dia das Mães e o Dia dos Pais", afirma Bonamin.
O presidente da Acisb diz que o comércio de Santa Bárbara é ainda mais prejudicado porque no período de 33 dias - que vai de 2 de novembro a 4 de dezembro -, são quatro feriados no município: Finados, Proclamação da República, Dia da Consciência Negra e aniversário da cidade. "O prejuízo acaba sendo não apenas do comércio, mas de todos os setores, inclusive na arrecadação de impostos", pontuou. 
 
"Segunda-feira gorda"
 
Na última segunda-feira (20) o comércio de Santa Bárbara funcionou mediante acordo com o Sindicato dos Comerciários, mas nem todos os lojistas abriram as portas devido aos altos encargos trabalhistas. Em contrapartida, em Americana, onde o feriado foi revogado este mês, os lojistas registraram 40% de aumento nas vendas, segundo pesquisa de amostragem feita pela Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana). 
A entidade de Americana classificou o dia trabalhado como "segunda-feira gorda", tamanho o movimento no comércio em dia atípico para vendas. 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »