18/11/2017 às 11h18min - Atualizada em 18/11/2017 às 11h18min

UBS Planalto do Sol 2 inicia novo modelo de atendimento na terça

Prefeitura/S.Bárbara
Foto: Divulgação
Acolhimento, inovação, planejamento e humanização. Na próxima terça-feira (21) a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste inicia o novo sistema de atendimento da Saúde na UBS (Unidade Básica de Saúde) “Dra. Nair Sizuka Nobuyasu Guimarães”, no Planalto do Sol 2. O prefeito Denis Andia participou nesta sexta-feira (17) de uma reunião técnica no local, junto da secretária de Saúde, Lucimeire Coelho Rocha - como aconteceu nas UBSs do Jardim São Fernando e do Jardim Esmeralda. A unidade será a terceira a adotar o modelo, atendendo os bairros Planalto do Sol 2, Jardim das Orquídeas, Jardim das Laranjeiras, Vila Rica, Jardim Barão, Conjunto dos Trabalhadores e San Marino.

“Queremos que os moradores dos bairros da região reconheçam que aqui existe uma rede de acolhimento e que se sintam abraçados pelos profissionais da UBS Planalto do Sol 2. Tenho orgulho de poder contar com vocês em mais um grande desafio da Saúde que é a prevenção. Além da organização, equipamentos e da reestruturação, o que faz a diferença é o engajamento de todos os funcionários, que oferecem o seu melhor, tem visão e vocação para algo a mais e mostram sua sensibilidade para as pessoas que procuram a unidade”, explicou Denis. “Hoje fizemos um fechamento técnico para que terça-feira comece a funcionar o novo modelo que faz parte do Zera Fila da Saúde – Consultas. Uma reprogramação, uma nova metodologia, uma nova organização que vai permitir o atendimento sem agendamento”, completou o prefeito.

O prefeito também ressaltou aos profissionais sobre a ampla transformação realizada na área da Saúde desde 2013 e a inovação do Programa Zera Fila em Santa Bárbara. “Em nossa cidade estamos fazendo algo diferente do que acontece no Brasil todo. Podemos ser a primeira cidade de médio porte a ter esse novo modelo de atendimento e mostrar que a Saúde do nosso país tem jeito. Com a expectativa de todos os postos médicos com esse modelo até final de 2018, vamos fazer parte de um momento histórico de Santa Bárbara”, complementou. 

O novo modelo prioriza a avaliação caso a caso e encaminha o paciente para atendimento com algum profissional da unidade no mesmo dia em que é feito o acolhimento. Também ocorre a prevenção com busca ativa para consultas e procedimentos, dentro do território de abrangência da UBS. 

Para a implantação do modelo na unidade do Planalto do Sol 2, os moradores da região atendida pela UBS estão recebendo, desde o último mês, a visita de agentes comunitários de saúde para atualização cadastral das famílias. Para aqueles que ainda não atualizaram o cadastro, a Secretaria de Saúde orienta a procurar a unidade, de segunda a sexta-feira. Em caso de dúvidas os moradores podem entrar em contato pelo telefone (19) 3457.3675. 

Novo modelo

A primeira UBS a receber o novo modelo de atendimento na Atenção Básica foi a do Jardim São Fernando. Desde a implantação, em 14 de abril, já foram realizados 20,9 mil procedimentos na unidade. Já a UBS do Jardim Esmeralda, a segunda a adotar a inovação, após passar por uma ampla reforma e ampliação, registrou desde 7 de agosto 14,1 mil procedimentos com o novo modelo.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »