31/10/2017 às 18h26min - Atualizada em 31/10/2017 às 18h26min

Dia D do Outubro Rosa reúne 200 pessoas no Centro de Especialidades

Prefeitura/S.Bárbara
Foto: Divulgação
Coragem, esperança e superação. O Dia D do movimento Outubro Rosa, realizado no sábado (28), no Centro Médico de Especialidades foi uma mistura de sentimentos, que contagiou e emocionou as mais de 200 pessoas presentes. Promovido pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero, o evento teve programação especial gratuita com diversas atividades e atendimentos. 

A secretária de Saúde, Lucimeire Cristina Coelho Rocha, comentou sobre a alta carga emocional que marcou o evento deste ano. “Gostaria de destacar a participação das pessoas que realmente convivem com o problema, que passam por isso no dia a dia. Nesta edição tivemos o desfile com as mulheres que estão tratando do câncer de mama e todos se emocionaram ao vê-las. Com certeza todo esse processo ajuda a elevar a autoestima e contribui para a continuidade e sucesso do tratamento”, disse. “Também foi importante notar a presença dos familiares, como maridos e filhos, que acompanharam e incentivaram toda a ação, desde a maquiagem, troca de roupas e até o momento do desfile. Foi realmente algo muito emocionante e gratificante", completou Lucimeire.


O Dia D do Movimento Outubro Rosa contou com solicitações de mamografia, orientações sobre coleta de papanicolaou, dinâmicas de grupo, corte de cabelo para as mulheres em parceria com Instituto Mix de Santa Bárbara d’Oeste, quick massage para as mulheres em parceria com a Faculdade Politec de Santa Bárbara d’Oeste, orientações nutricionais, orientações sobre o Programa “Saúde sem Tabaco”, informações sobre os serviços disponibilizados pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, roda de conversa sobre Reabilitação Funcional Pós-Mastectomia com fisioterapeuta e desfile das mulheres guerreiras que lutam contra o câncer de mama, ponto alto da iniciativa deste ano.

As ações do Outubro Rosa vêm sendo realizadas durante todo o mês em Santa Bárbara, com as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e o Centro de Referência em Saúde da Mulher realizando solicitações de mamografia e coleta de papanicolaou, além de entrega de materiais informativos e Salas de Espera Ativa alusivas ao tema. 

Os demais setores da Saúde também se mobilizaram com a Campanha, por meio de palestras e divulgação dos serviços disponíveis na rede. Para enfatizar o Movimento, o Paço Municipal, Teatro Municipal “Manoel Lyra” e Museu da Imigração receberam iluminação rosa. Também foram realizadas diversas palestras em estabelecimentos comerciais, igrejas e empresas.

No município não existe fila de espera para a realização do exame mamografia. Neste ano já foram realizados 2.493 mil exames – balanço realizado de janeiro a setembro. Durante os anos de 2015 e 2016, foram 3.552 e 3.829 mil mamografias, respectivamente. Para agendar o exame, a pessoa deve procurar a UBS mais próxima da sua residência ou o Centro de Referência em Saúde da Mulher, localizado na Rua XV de Novembro, 1.157, Centro.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »