28/09/2017 às 15h37min - Atualizada em 28/09/2017 às 15h37min

​Prefeitura de SBO oferece tratamento para pessoas com dores crônicas

Fernanda Nastrini
Redação
Divulgação/ Prefeitura de S.Bárbara

Pessoas com problemas relacionados às dores na coluna contam com uma opção de atendimento especializado, em santa Bárbara d’ Oeste. Promovido pela Prefeitura, o Programa "Coluna Ativa" ocorre todas as quartas-feiras, intercalando atividades práticas e teóricas em espaços públicos. O objetivo do Coluna Ativa é despertar a atenção para os cuidados com a postura correta da coluna e aperfeiçoar a assistência nas áreas da ortopedia, neurocirurgia, dor crônica e fisioterapia junto aos pacientes.

"Desde que eu fui diagnosticada com trombose, há mais de 10 anos, e devido ao aparecimento de outros problemas de saúde decorrentes da idade, passei a sofrer com dores em diversas partes do corpo, inclusive na coluna. Recentemente, fui encaminhada para o Programa Coluna Ativa, onde obtive melhora considerável no desconforto que sentia”, relatou a aposentada Domingas Etelvina de Souza, 73 anos.

A dona de casa Maria de Lourdes Cerezer Oliveira, 71 anos, conta que também vinha sofrendo há cinco anos com artrose, dores lombares e no joelho antes de ingressar no Programa. "São vários os fatores que posso destacar no grupo, desde os alongamentos e exercícios que somos estimulados a realizar, ao apoio terapêutico e psicológico, que nos permite diminuir gradativamente o uso de medicamentos", comentou.

As atividades são monitoradas pelo NES (Núcleo de Educação em Saúde) e Atenção Especializada. Cada grupo geralmente é composto por 10 a 15 participantes. Os interessados devem procurar o médico da UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima da residência e solicitar o encaminhamento.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »