12/09/2017 às 14h49min - Atualizada em 12/09/2017 às 14h49min

Canavial da Usina Furlan está em chamas em S.Bárbara

Fernanda Nastrini
Redação
Reprodução
Uma área de plantação de cana de açúcar da Usina Furlan, próximo a Romi, na Rodovia SP 304, em Santa Bárbara d’ Oeste esteve em chamas na tarde desta terça-feira (12). Segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta das 13h30. Houve muita fumaça na pista e que pode ser vista por moradores da Avenida São Paulo, Zona Leste da cidade.
Segundo a Corporação a Usina foi notificada sobre o ocorrido. Um caminhão pipa do Corpo de Bombeiros esteve no local juntamente com outros caminhões da empresa para conter o fogo. Os trabalhos foram finalizados por volta das 15h30. 

Desde junho de 2016, as queimadas na colheita de cana-de-açúcar no interior do estado estão proibidas por uma liminar da Justiça de São Paulo. A medida foi adotada para proteger o meio ambiente.
Segundo apurou o Portal Atualidade, a Usina Furlan cumpre a Liminar da Justiça e o fogo registrado nesta tarde no local se iniciou as margens da SP 304, na saída da Bandeirantes. 

Em nota, a Usina Furlan ainda acrescenta que aderiu ao Protocolo Agroambiental junto a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e antecipou o prazo da colheita mecanizada, portanto, não utiliza a prática de fogo para a colheita junto ao ambiente de produção da cultura de cana-de-açúcar. Ainda segundo a nota, o que está ocorrendo “são incêndios de origem desconhecida que com altas temperaturas e umidade relativa do ar baixa facilitam a propagação do fogo e dificultam o combate. Inclusive essa área não é de propriedade da Usina, e sim um arrendamento. A cana nessa área era para muda, não estando no planejamento o corte, disse em nota.


 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »