09/09/2017 às 14h59min - Atualizada em 09/09/2017 às 14h59min

​Furacão Irma devasta costa norte de Cuba

Fernanda Nastrini
Redação
Destruição na Ilha de Saint Martin. (Foto: Netherlands Ministry of Defence/Handout via REUTERS)
Com ventos de 250km/h o furacão Irma chegou à costa norte de Cuba e avança a caminho da Flórida, nos Estados Unidos. Cerca de 23 pessoas morreram com a passagem do Irma por ilhas caribenhas que ficaram devastadas. Autoridades que estao na rota do furacão, ordenaram que mais de 5 milhões de pessoas deixem suas casas e procurem abrigos.

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo



O fenômeno é o mais potente registrado no Atlântico na última década: neste sábado, ele continua percorrendo a ilha cubana, de onde mais de um milhão de pessoas foram evacuadas. Segundo o Centro de Furacões dos EUA, o Irma perdeu força e foi rebaixado para a categoria 4, um ponto menor que a escala anterior. 

Apesar do pequeno enfraquecimento, ele segue causando chuvas torrenciais e enchentes em áreas costeiras. 

Na quinta-feira, o governo cubano começou a evacuar a população que vive em áreas de alto risco, principalmente nas províncias do centro e do leste da ilha, áreas próximas à rota do furacão. O Irma também tem causado fuga em massa da Flórida, nos Estado Unidos, onde o furacão deve chegar na manhã deste domingo. As autoridades da região ordenaram a evacuação de quase seis milhões de pessoas cujas casas estavam em situação de risco. 

O prefeito do condado de Miami, Carlos Gimenez, afirmou que a evacuação "não tem precedentes", e que mais de 650 mil pessoas abandonaram a cidade nas últimas horas. Havia longas filas para comprar garrafas de água e abastecer carros em postos de combustível e em mercados. 

Flórida em alerta

O Irma também tem causado fuga em massa da Flórida, nos Estado Unidos, onde o furacão deve chegar na manhã deste domingo, o aeroporto internacional de Orlando anunciou que vai suspender os voos comerciais neste sábado, a partir das 18h, no horário de Brasília - 17h no horário local.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Manifestação na câmara municipal de Santa Bárbara, servidores municipais cobrando sobre o reajuste de 1,69 de aumento no salário.

Publicado por Portal Atualidade em Terça-feira, 29 de maio de 2018