Quem deseja abandonar o vício de fumar pode procurar a Secretaria de Saúde de Saúde de Santa Bárbara d’ Oeste, para participar do Programa "Saúde sem Tabaco". Os requisitos necessários são: ter determinação, força de vontade e superação. Os encontros acontecem às segundas-feiras no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas).
Cada grupo passa primeiramente por acolhimento, assim que é aplicado os testes para avaliação do grau de dependência à nicotina e a motivação de cada participante. Na sequência são encaminhados para consulta médica e avaliação bucal e posteriormente participam das reuniões terapêuticas.
Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), as doenças causadas pelo cigarro são responsáveis por uma em cada 10 mortes no mundo. Em Santa Bárbara o Programa Saúde sem Tabaco é desenvolvido há mais de quatro anos, com coordenação do médico Antônio Detoni e apoio de uma equipe multidisciplinar, que oferece apoio médico, odontológico, psicológico, farmacêutico e de assistência social para os participantes.
Os profissionais envolvidos foram todos capacitados pelo CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas) em São Paulo. Os interessados em se inscrever para os próximos grupos devem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima à residência.