05/09/2017 às 19h15min - Atualizada em 05/09/2017 às 19h15min

​Conta de luz terá bandeira amarela neste mês

Fernanda Nastrini
Redação
Reprodução/Internet

A Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, informa que neste mês de setembro a bandeira tarifária será amarela. Isso ainda requer atenção ao consumidor que não quer ter surpresas desagradáveis com a conta de luz.

O sistema de bandeiras foi criado para recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a de hidrelétricas. No período de estiagem os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais termelétricas para garantir o suprimento de energia no país. Porém, segundo o especialista em energia, Renato Queiroz, os consumidores são penalizados com este sistema.

“Precisar das bandeiras é porque eu estou fazendo uma gestão errada. É um erro da gestão destes reservatórios que faz com que nós consumidores tenhamos uma penalização de pagar um custo a mais por esta gestão errada e pelo modelo errado do setor elétrico”, destaca o especialista que também é pesquisador do Grupo de Economia da Energia. 

O ideal é economizar. "Tem que fazer um banho eficiente, como por exemplo ensaboar o corpo com o chuveiro fechado e não ficar de molho. Outro vilão é a geladeira. Nunca botar roupa para secar atrás da geladeira e se puder nunca deixa-la perto do fogão e não guardar alimentos quentes, porque vai gastar mais energia. Ferro elétrico também. Cuidado para você não ficar toda hora usando aquele ferro elétrico de passar roupa”, explica.

Além disso, é preciso ficar atento com a iluminação interna. Existem lâmpadas de led que são mais eficientes, porém são mais caras. Então se você não puder trocá-las, economize apagando as luzes quando não precisar delas.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »