24/08/2017 às 10h50min - Atualizada em 24/08/2017 às 10h50min

Prefeitura inicia montagem de Unidade Intensiva de Exames e Consultas do Zera Fila da Saúde

Prefeitura/S.Bárbara
A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste iniciou a montagem da Unidade Intensiva de Exames e Consultas, estrutura do programa Zera Fila da Saúde. Instalada ao lado do Novo Terminal Urbano, no Centro da cidade, a Unidade Intensiva será responsável por exames, consultas e pequenas cirurgias, em mais um enfrentamento de filas históricas do Município por parte da Administração Municipal.

Nesta quarta-feira (23) a estrutura metálica e os primeiros dois módulos da Unidade Intensiva do Zera Fila começaram a ser instalados. Nos próximos dias, outros quatro módulos serão somados a toda a estrutura que realizará cerca de 8.000 exames e pequenas cirurgias até o fim deste ano.

“O Zera Fila da Saúde é um programa criado que tem o objetivo de qualificar o atendimento e prestação de serviços da Saúde em nossa cidade. Até o final de 2017 nos planejamos para enfrentar e vencer as filas de exames. E mais do que isso, estamos propondo zerar filas de consultas, tratamentos, medicamentos e cirurgias”, comentou o prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia.

Sobre o programa

Criado em abril deste ano, o Zera Fila da Saúde vai beneficiar milhares de barbarenses que necessitam de exames, consultas e procedimentos, tanto na Atenção Básica como na Especializada. Coordenado pela Secretaria de Saúde, o programa tem como meta qualificar todas as ações e procedimentos oferecidos na rede municipal e apresentar soluções em um prazo máximo de 24 meses, contribuindo assim para a redução das demandas.

O programa permite ampliar a ação implantada no início do ano para reduzir filas históricas de exames e consultas. Até o momento já foram realizados 8.200 exames médicos de diversas especialidades em apenas quatro meses, zerando demanda de exames como ecocardiograma adulto, urodinâmica (bexiga), biópsia de próstata, ultrassom de mama, teste de esforço, retossigmoidoscopia (intestino grosso) e nasofibrolaringoscopia (cavidades nasais).

O novo modelo de atendimento implantado nos postos médicos – já iniciado nas UBSs do São Fernando e Esmeralda – também faz parte do programa “Zera Fila”. Com a mudança no acolhimento e a busca ativa para consultas e procedimentos, além da prevenção, os pacientes poderão resolver seus problemas na própria unidade, o que contribuirá para a redução da demanda e consequentemente desafogará os atendimentos de urgência e emergência.

Para a implantação do Zera Fila da Saúde a Prefeitura realizou desde 2013 uma série de ações de recuperação e ampliação de toda a infraestrutura do setor. Destacam-se a reforma e ampliação de 75% dos postos médicos, construção de 6 novas unidades, implantação do Novo Centro de Especialidades, informatização de todo o setor, implantação do Programa de Saúde da Família, contratação de médicos, troca de toda a frota de transporte da Saúde, entre outros.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »