24/03/2017 às 13h26min - Atualizada em 24/03/2017 às 13h26min

SPASB promove cadastro de castração gratuita neste sábado no Romano

A castração deverá acontecer entre 19 e 21 de abril

Redação
Ilustrativa
A Associação Protetora dos Animais de Santa Bárbara d´Oeste promove neste sábado (25) o cadastro para a castração gratuita de cães e gatos para a população de baixa renda do Conjunto Habitacional Roberto Romano.
 
Hoje pela manhã a equipe da Spasb realizou o trabalho Porta Porta, para conhecer as famílias, orientar sobre a vacinação e explicar a importância da castração para os animais. “É mais um trabalho de conscientização mesmo que fizemos nesta manhã” explicou Kátia Ferrari, voluntária da SPSB e conseguimos realizar o cadastro de 56 animais e amanhã vamos prosseguir nosso trabalho, para quem não visitado e as moradores dos predios do Romano, explicou a voluntária Kátia Ferreira.

O cadastro social para a castração será neste sábado, (25), das 14h às 17 horas, na Praça em frente ao “Tchay Famosinho - Bar do Boi”, no Conjunto Habitacional Roberto Romano. Os responsáveis pelos cães e gatos que passarão pelo procedimento cirúrgico devem apresentar comprovante de endereço, RG e CPF.
 
A castração deverá acontecer no final entre 19 e 21 de abril. A Prefeitura cederá a Unidade Móvel de esterilização, o Trailler “O Castra Móvel”.

Castração de animais domésticos


A castração é o único meio efetivo de controle populacional e claro previne doenças e tumores. Outro beneficio é que facilita o convívio, deixando o bichinho menos agressivo. A Castração Precoce (antes dos 4 meses) é indicada para garantir todos esses benefícios à saúde de cães e gatos, fêmeas e machos. Segundo especialistas, a castração aumenta a vida do animal em pelo menos cinco anos.




O procedimento da castração é simples, rápido e seguro.  Retira-se o útero, ovários e tubas uterinas, com o animal sob anestesia geral.

Nos machos, a remoção dos testículos por uma pequena incisão não leva mais do que quinze minutos. Nas fêmeas, a cirurgia que retira útero e ovários demora entre trinta e quarenta minutos. O ideal é realizar a castração no primeiro ano de vida – para as fêmeas, entre dois e quatro meses, quando o organismo ainda não sofreu as mudanças hormonais do primeiro cio.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Manifestação na câmara municipal de Santa Bárbara, servidores municipais cobrando sobre o reajuste de 1,69 de aumento no salário.

Publicado por Portal Atualidade em Terça-feira, 29 de maio de 2018