06/08/2024 às 10h57min - Atualizada em 06/08/2024 às 10h57min

Frente fria provoca chuvas e frio de 8°C no final de semana

Redação
Fernando Frazão/Agência Brasil


A chegada de uma nova frente fria deve provocar, a partir de quinta-feira (8), queda nas temperaturas e trazer chuvas à Americana, Santa Bárbara d’Oeste e demais cidades da região.
 
De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), nesta terça e quarta-feira (06 e 07) as temperaturas seguem elevadas e a umidade relativa do ar baixa durante as tardes, com mínima em torno de 25%, sendo importante manter a hidratação (ingestão de bebidas não alcoólicas e uso de soluções adequadas para pele e mucosas), bem como a umidificação de ambientes e cuidados para evitar o início de queimadas. A temperatura máxima deve ficar em torno de 31°C.
 
Entre quinta e sexta-feira (08 e 09) uma mudança importante deverá ocorrer nas condições meteorológicas, com impactos que deverão se manter até o começo da próxima semana: uma frente fria chegará a São Paulo e passará de forma continental, resultando em impactos mais expressivos e abrangentes tanto em termos de precipitação (chuvas) quanto em temperatura.
 
Para a região, há expectativa de chuvas bem distribuídas e queda expressiva nas temperaturas.
 
Na quinta-feira (8), o dia ainda terá períodos de sol entre manhã e tarde, quando a umidade relativa mínima fica em torno de 25% e as temperaturas ficam elevadas, mas ao longo da tarde a nebulosidade aumenta e a partir do final da tarde há possibilidade de pancadas de chuva, aumentando as chances a partir da noite de quinta/madrugada da sexta-feira (quando há possibilidade de temporais com descargas elétricas e chuva localmente intensa). As temperaturas ficam entre 18 e 32°C.
 
A sexta-feira (9) deverá ser de tempo nublado e chuvas a qualquer momento do dia, inclusive de forma contínua ou recorrente e com picos de intensidade. Por ocasião das chuvas, as temperaturas já caem um pouco. No entanto, a queda mais expressiva é esperada para a virada de sexta-feira para o sábado, devido ao ingresso de uma intensa massa de ar de origem polar, que poderá resultar em mínimas em torno de 8 a 10°C na região no final de semana.

Notícias Relacionadas »
Comentários »