25/03/2024 às 18h04min - Atualizada em 25/03/2024 às 18h04min

Bairros de Americana podem ter abastecimento de água afetado nesta terça

Redação
Divulgação


O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana vai executar melhorias preventivas na Captação de Água, no Rio Piracicaba, nesta terça-feira (26), a partir das 7h. Para a realização do serviço, será necessário desligar parte da captação nova, diminuindo em cerca de 300 litros por segundo o volume que chega à ETA (Estação de Tratamento de Água), no Cordenonsi. 

 

O DAE pede que a população economize água. Poderá ocorrer instabilidade no abastecimento no Centro, Jardim Ipiranga, Vila Dainese, Parque Novo Mundo, Terramérica e Cidade Jardim. Segundo a previsão do DAE, o trabalho deverá ser concluído em no máximo dez horas.

 

A autarquia vai instalar dois equipamentos do tipo “soft starter”, que têm a função de controlar a potência dos motores na hora da partida na captação.

 

“Os novos itens são importantes para termos mais segurança no sistema, dobrando a garantia elétrica. Se um inversor de frequência falhar, o soft starter assegura o perfeito funcionamento das bombas”, explica o superintendente do DAE, Marcos Morelli.

 

Paralelamente, no mesmo prazo, as equipes vão executar outros serviços para ampliar a segurança no abastecimento do município como um todo.

 

No novo Centro de Reservação de Água da Vila Santa Catarina (CR-3), a casa de bombas, em construção, será interligada com a adutora do Parque Novo Mundo (CR-9), na Avenida de Cillo. O serviço é necessário para ampliar a oferta de água para a região do Terramérica e do Parque Novo Mundo.

 

Na ETA, as equipes farão a instalação de um novo transformador, que será destinado ao funcionamento de futuros equipamentos, a fim de assegurar o abastecimento do Centro de Reservação Santa Catarina (CR-3). O trabalho também reforça a manutenção do abastecimento para as regiões do Nova Americana, Terramérica e Parque Novo Mundo. Já no reservatório do Jardim Ipiranga (CR-5) está programada a troca de um registro.

 

Outro serviço agendado para esta terça é a interligação de novo trecho da adutora instalada na Rua Carlos Gomes (SA-02), também na região central da cidade. A SA-02 abastece o Centro de Reservação do Centro (CR-2), que atende ainda os bairros Vila Rehder, Chácara Rodrigues, Vila Dainese, Jardim Ipiranga, Vila Omar, Frezzarin e Santo Antônio.

 

“Esses trabalhos vão aumentar a qualidade do abastecimento em Americana. Vamos virando a página da falta de água com investimento, manutenções e serviços pontuais como esses que iremos executar”, destaca Morelli.


Notícias Relacionadas »
Comentários »