23/03/2024 às 08h31min - Atualizada em 23/03/2024 às 08h31min

Americana tem mutirão de exames neste sábado

Redação
Divulgação


A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, dá prosseguimento neste sábado (23) ao “Mutirão Saúde da Mulher”, para realização de exames de mamografia e Papanicolau. O atendimento ocorre das 8h às 14h, nas unidades básicas de saúde dos bairros Vila Mathiensen e Vila Galo.

 

Basta comparecer aos locais, independentemente da região do município onde a mulher reside, sem agendamento. No caso das mamografias, a oferta é de 70 exames por unidade, obedecendo a ordem de chegada. Não há limite prévio para o Papanicolau.

 

As mulheres precisam ter idade entre 35 e 69 anos para a mamografia, enquanto para o Papanicolau a faixa etária contemplada é de 25 a 64 anos. Para ambos os exames, é necessário apresentar comprovante de residência em Americana, cartão SUS e um documento com foto.

 

Até o fim de março, o mutirão vai destinar um total de 980 mamografias. Elas são realizadas em veículos adaptados ao procedimento. O serviço foi contratado pela Prefeitura por meio do Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas).

 

“Estamos concluindo o mutirão neste sábado, porém, vamos continuar atuando sistematicamente para que mais mulheres tenham acesso à realização dos exames, que são essenciais na prevenção ao câncer de mama e útero”, declara a diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva, Simone Maciel.

 

A UBS Vila Mathiensen está localizada à Rua das Alfazemas, nº 316. Já o endereço da UBS Vila Galo é Rua Quintino Bocaiúva, nº 1.250.


Notícias Relacionadas »
Comentários »