13/12/2023 às 08h29min - Atualizada em 13/12/2023 às 08h29min

Projeto Cantinho da Leitura realizou contação de histórias para crianças de Santa Bárbara d´Oeste

Redação
Divulgação


O Projeto “Cantinho da Leitura” realizou, nos dias 29 e 30 de novembro, a apresentação de  contações de histórias, em quatro escolas públicas de Santa Bárbara d´Oeste (SP). 

Além das apresentações, as escolas receberão a doação de duas estruturas físicas  com um acervo de 80 livros de literatura infantil, sendo 10 em braile. A apresentação das contações de histórias é gratuita e teve a participação de intérpretes de libras e monitores.

O “Cantinho da Leitura” tem o objetivo de  incentivar a prática da leitura e de atividades lúdicas e, para isso, entregam a cada escola contemplada um acervo cultural por meio de uma estrutura, em que será possível disponibilizar os  livros para as crianças e adolescentes.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil defende que o trabalho com a leitura se inicie desde muito cedo e faça parte do cotidiano escolar, orientação que aparece, especialmente, no campo de experiência de escuta, fala, pensamento e imaginação. 

De acordo com a 5ª edição do estudo “Retratos da leitura no Brasil”, realizado em 2022, cerca de 52% dos brasileiros têm esse hábito, mas o país perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores nos últimos anos. O brasileiro costuma ler cerca de quatro livros por ano, enquanto o canadense lê 12, o que indica um índice de leitura bem abaixo da média. Assim, o “Cantinho da Leitura” busca aproximar o público deste hábito e do acesso às obras.

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Cantinho da Leitura” tem a produção da Faço Arth Produções, apoio da
Komedi e patrocínio da Comgás e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

“É um enorme prazer para a Comgás poder apoiar uma iniciativa como essa, via Lei de Incentivo à Cultura, e que tem como objetivo promover a prática da leitura e integrar os alunos em atividades lúdicas. Acreditamos no papel das empresas como vetor de transformação da sociedade, então iniciativas como esta geram impactos intangíveis e proporcionam o exercício da cidadania”, declara Marcelo Besteiro, diretor Institucional, Regulatório, de Comunicação e Sustentabilidade da Comgás.

Instituições que receberam as estruturas e oficinas:
Emefei “Dona Pura”, CIEP “Leonel de Moura Brizola”, Emefei “Sonia Bataglia Cardoso” e Emefei “Anália de Lucca Furlan”


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »