29/11/2023 às 21h27min - Atualizada em 29/11/2023 às 21h27min

Secretárias de Educação e Saúde de S.Bárbara prestam esclarecimentos sobre a merenda escolar

Redação
Portal Atualidade

 


As secretárias de Fazenda e de Educação de Santa Bárbara d’Oeste, Paula Fernanda Marchesin de Mori e Tânia Mara, respectivamente, estiveram na Câmara Municipal nesta terça-feira (28) para esclarecer ‘problemas’ envolvendo a merenda escolar da rede pública do município. O secretário de governo, Joel Cardoso, também esteve presente.


Realizada momento antes da sessão ordinária, a reunião, que era aberta a todos os vereadores, contou com a presença de jornalistas e dos vereadores Kifú (PL), Joi Fornasari (PV), Juca Bortolucci (PV), Bachin Jr (MDB), Felipe Corá (Patriota), Esther Moraes (PL), Kátia Ferrari (PV), Nilson Araújo (PSD) e Carlão Motorista (Republicanos).


Os apontamentos feitos por vereadores de oposição, como Eliel Miranda (PSD), Reinaldo Casimiro (Podemos), Isac Motorista (Republicanos) e pelo presidente da Câmara, Paulo Monaro (MDB), foram esclarecidos pelas secretárias. 


Apesar de receberem o convite para participar do encontro, os vereadores que fizeram os questionamentos não compareceram à reunião para ouvir as explicações e questionar pessoalmente as duas secretárias.


As reclamações davam conta de acontecimentos pontuais, segundo a secretária de Educação. 


Tânia Mara explicou sobre a autonomia da direção das escolas e tirou as dúvidas dos presentes em relação ao cardápio servido nas unidades escolares, bem como o processo de licitação para compra dos alimentos, no caso específico das reclamações sobre o suco oferecido para as crianças.


Tânia Mara comentou que o suco ofertado na rede segue padrões de qualidade para cada idade dos alunos e justificou o porquê do valor pago pelo Poder Público “não ser simplesmente como se comprar um suco de um vendedor em qualquer estabelecimento da cidade ou até mesmo em um supermercado”. 


Em relação ao episódio no qual as crianças comeram pipoca, a secretária disse que o alimento fazia parte do cardápio de outubro por ser o mês das crianças e que, caso o alimento tenha sido ofertado fora dessa período, a escola não seguiu as devidas orientações. 


Sobre o questionamento de falta de proteína (frango) no cardápio de uma escola específica, Tânia Mara afirmou que foi um problema pontual e que o frango foi substituído por ovo – que também é uma proteína -, para algumas turmas. Houve, ainda, um problema com pagamento de funcionários, que, segundo a secretária, foi resolvido.


Durante a sessão, logo após a reunião, vereadores de oposição afirmaram que não participaram do encontro por entenderem que os esclarecimentos deveriam ter sido feitos em plenário e não em uma reunião apenas para parlamentares e imprensa. 


Diante disso, pediram a convocação das secretárias para, novamente, esclarecer os ocorridos. O pedido foi negado pela maioria dos vereadores, uma vez que as duas representantes do executivo estiveram à disposição de todos naquele mesmo dia para sanar todas as dúvidas.


Notícias Relacionadas »
Comentários »