13/11/2023 às 16h29min - Atualizada em 13/11/2023 às 16h29min

Americana fica em terceiro lugar no Prêmio Band Cidades Excelentes 2023

Redação
Divulgação

 


Americana ficou na terceira posição do Estado de São Paulo do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023, no pilar Infraestrutura e Mobilidade Urbana, com a nota 91,92. Já no ranking nacional, o município aparece na 19ª colocação nesta categoria. A cerimônia que premiou os vencedores foi realizada na noite deste domingo (12), em São Paulo, e contou com a presença do prefeito Chico Sardelli e do vice-prefeito Odir Demarchi.


Organizado pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila, o prêmio está na terceira edição e tem como objetivo incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão com o intuito de transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. 


“Temos trabalhado todos os dias para construir uma cidade cada vez melhor para os americanenses e ter mais esse reconhecimento hoje demonstra que estamos no caminho certo. Ficar entre as três melhores cidades do estado quando o assunto é Infraestrutura e Mobilidade Urbana é motivo de muito orgulho. Parabéns a todos que nos ajudam nesse desafio de fazer Americana uma cidade mais inteligente e humana”, comentou o prefeito.


Odir também ressaltou a importância do trabalho conjunto. “Nossa gestão é feita pela união de esforços. Hoje é mais um dia feliz, de vermos o resultado do nosso trabalho sendo reconhecido a nível estadual. Seguimos trabalhando para que Americana avance cada vez mais”, afirmou.


A cerimônia contou com a presença do presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, João Carlos Saad; do presidente do Instituto Aquila, Raimundo Godoy; do presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Sidney Estanislau Beraldo; do secretário de Estado de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab; além de diversos prefeitos do estado.


Prêmio

O instrumento empregado na avaliação dos premiados é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial do prêmio.


A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 62 indicadores em uma única nota final.


Os indicadores são construídos a partir de seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. 


Para cada pilar, os municípios são separados em três categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes.


Notícias Relacionadas »
Comentários »