07/08/2023 às 21h54min - Atualizada em 07/08/2023 às 21h54min

Tivoli Shopping ganha cenário inclusivo da Barbie

Redação
Divulgação

 


O Tivoli é o primeiro shopping da região a contar com cenários inclusivos da Barbie. Através de uma parceria com a Associação Pernas da Alegria e com o Moviecom, o centro de compras conta com duas caixas especialmente adaptadas para que portadores de deficiência possam fazer suas fotos. A entrega dos cenários aconteceu na manhã de sábado, dia 05, e contou, também, com uma sessão de cinema especial. 

 

A ideia de ter um cenário inclusivo da Barbie partiu da palhaça voluntária e presidente da Associação Pernas da Alegria, Lilica Amâncio, que desde 2010 realiza um importante trabalho junto a crianças e adolescentes com deficiência.  

 

“Percebi que as crianças cadeirantes não conseguiam fazer sua foto dentro dos cenários e veio a ideia de termos uma caixa inclusiva” conta Lilica, que teve a ideia prontamente apoiada pela coordenadora de Marketing do Tivoli, Paula Funichello.

 

Semelhante à famosa caixa da boneca, o novo cenário permite que meninos e meninas cadeirantes possam vivenciar esse universo mágico. “Temos uma mãe que tem marcenaria e a filha dela, a Elisa, é uma princesa cadeirante. Ela também aceitou o projeto e fez as duas caixas instaladas no Tivoli”, afirma. 

 

Lilica conta que o projeto voluntário conta hoje com cerca de 300 crianças e que o cenário inclusivo é uma forma de trazer mais um momento de alegria em suas vidas. “Eu digo que não existem limites para nossos sonhos, basta acreditar. O que está sendo feito com as caixas não é inclusão… é amor no coração”, completa.

 

A coordenadora do Tivoli reforçou a importância da iniciativa. “Abraçamos prontamente a ideia do cenário inclusivo, pois acreditamos que é fundamental proporcionar momentos de alegria e encantamento para todas as crianças, sem exceção. Essa ação está alinhada com a nossa missão de promover iniciativas que fortaleçam os laços com a comunidade e promovam a inclusão", diz.

 

A inclusão proporcionada com os novos cenários também foi destacada pela gerente do Moviecom do Tivoli Shopping, Marcela Ribeiro. “Para nós do Moviecom é um prazer sermos convidados para um projeto tão lindo e tão importante. Temos um carinho enorme por ações que promovem cada vez mais a inclusão dos nossos clientes e por essa, em especial, por poder proporcionar aos nossos clientes uma foto na caixinha que tanto tem feito sucesso nos últimos dias”, afirma.

 

Pioneirismo - O cenário inclusivo da Barbie é uma iniciativa pioneira na região. Uma das caixas está instalada no Moviecom e a outra próxima ao Restaurante Coco Bambu. A iniciativa reforça o compromisso do Tivoli em promover a inclusão e a igualdade de oportunidades para toda a comunidade, proporcionando espaços e atividades acessíveis a todas as crianças e adolescentes, independentemente de suas necessidades especiais.


Moviecom teve sessão exclusiva de Barbie


Para celebrar o momento especial, no sábado pela manhã o Moviecom do Tivoli Shopping realizou uma sessão exclusiva de Barbie para cadeirantes e pessoas com deficiência. Essa foi a primeira sessão inclusiva para esse público da rede Moviecom. 

 

“O Moviecom do Tivoli foi o primeiro a contar com uma sessão inclusiva para cadeirantes e portadores de deficiência. Dessa forma, eles e seus familiares puderam curtir o filme em um ambiente especialmente preparado, garantindo que todos pudessem desfrutar do filme com conforto e alegria”, afirmou a gerente do Moviecom, Marcela Ribeiro.

 

“Desde o início do filme Barbie vejo as meninas cadeirantes tirando foto fora da caixa e, claro, sei que queriam estar dentro. Foi emocionante ouvir os relatos das Barbies cadeirantes e das famílias com a possibilidade de, agora, poderem registrar seus momentos dentro da caixa”, afirma Lilica. “Mais uma vez, obrigada a todos pela oportunidade em mostrar um pouco do mundo PCD”, finaliza.

 

A empresária Patrícia Rodrigues é mãe de Elisa, de 6 anos, que é cadeirante, e foi a responsável pela confecção das caixas. “A Lilica foi até a marcenaria e disse que tinha uma missão para mim e falou das caixas. Fiquei muito feliz em participar”, diz. “Agora as crianças podem se ver dentro da caixa e isso é muito importante, porque geralmente as pessoas não têm esse olhar. Dessa forma, eles se sentiram acolhidos”, completa. 

 

A psicanalista Ana Paula Hespanhol é mãe da Bárbara Bezerra Hespanhol, 22 anos, portadora da Síndrome de Prader Willi, e também acompanhou a entrega das caixas e a sessão especial. “A inclusão mexe com a autoestima e essa ação de trazer a caixa e o filme permitiu que eles pudessem fazer parte desse momento”, diz.

 

Bárbara, que estava vestida de rosa, estava animada em poder fazer a foto e assistir ao filme em uma sessão especial. “Estou muito feliz”, afirma. 

 

Com 22 anos, Jéssica Soares Pereira é cadeirante e apoiou a ideia dos cenários inclusivos. “Achei muito interessante, porque pensaram muito na gente. Muitos locais não têm essa adaptação e realmente estava pensando em como poder fazer foto na caixa e, agora, posso”, diz.

 

Mãe de Bianca de Lima Ribeiro, 17, a dona de casa Maridete de Lima Coelho também acompanhou a entrega dos cenários inclusivos e aproveitou para assistir à sessão especial. “Achei ótimo. Ter vindo ao cinema assistir ao filme e ainda ter a caixa para fazer a foto fez toda diferença”, afirma. 

 

Portador da Síndrome de Prader Willi, Guilherme Garcia Muniz, 20, fez questão de participar da iniciativa. “Acho muito bom porque ajuda a gente e a todos que tem cadeira de rodas”, fala. 

 

Além da entrega dos cenários inclusivos, a Associação Pernas da Alegria fez tiaras personalizadas da Barbie para as crianças, com fitas doadas por uma empresa de Sumaré. 

 


Notícias Relacionadas »
Comentários »