25/06/2023 às 09h15min - Atualizada em 25/06/2023 às 09h15min

Vereador de Americana ataca jornalista durante sessão

Redação
Divulgação

 


O vereador Gualter Amado (Republicanos) está sendo alvo de uma denúncia no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Americana  após ataque ao jornalista Willian Moreira, do Portal de Americana.


Segundo relatos, o vereador teria perdido a compostura ao ser questionado pelo jornalista, chegando ao extremo de invadir a sala de imprensa da Câmara Municipal de Americana, proferindo gritos e insultos. A motivação para esse episódio foi o questionamento feito ao parlamentar sobre o uso indevido de vagas destinadas a visitantes da Casa Legislativa.


Durante o incidente, Gualter Amado afirmou de forma enfática que não retiraria seu veículo da vaga ocupada e que continuaria fazendo uso dela. A cena lamentável, de um claro ataque à liberdade de imprensa, foi presenciada por assessores e outros vereadores presentes na Câmara Municipal de Americana.


De acordo com o presidente da Casa, o vereador Thiago Brochi, o caso já foi encaminhado ao departamento jurídico para ser devidamente processado nos termos do Regimento Interno e normas correlatas.


A Regional Campinas do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) divulgaram uma nota oficial expressando preocupação e solidariedade ao jornalista.


“A crescente violência contra jornalistas no país é uma preocupação, e os parlamentares, eleitos pelo povo, têm a obrigação de serem guardiões da democracia, respeitando e dando exemplos àqueles que os elegeram. Infelizmente, não é isso que tem ocorrido em vários casos”, destacou a nota divulgada pelas entidades.



Notícias Relacionadas »
Comentários »