25/04/2023 às 17h49min - Atualizada em 25/04/2023 às 17h49min

Chico Sardelli inaugura primeira sala maker com robótica de Americana

Redação
Divulgação


O prefeito de Americana, Chico Sardelli, inaugurou, nesta segunda-feira (24), a primeira das 11 salas maker das escolas da rede municipal de Educação de Americana. A cerimônia foi realizada no CIEP (Centro Integrado de Educação Pública) Prof. Milton Santos, região da Praia Azul, com a presença de alunos da unidade.

As salas maker vão proporcionar a 6,8 mil alunos da rede municipal de ensino a oportunidade de aprender na prática e de forma concreta conceitos de matemática, geometria e ciências. Ainda neste semestre, os estudantes vão experienciar a produção manual aliada à tecnologia em aulas nas salas com impressora 3D, cortadora a laser, plotter de recorte, além de televisores do tipo Smart TV e kits de robótica educacional, compostos por placas, cabos, adaptadores, sensores, resistores e outros itens necessários para o trabalho pedagógico. As Salas Maker - Criar e Aprender atenderão 164 turmas dos anos iniciais e 59 dos anos finais do Ensino Fundamental.

O prefeito Chico agradeceu a parceria dos servidores municipais e exaltou a nova tecnologia em favor da Educação de qualidade. "Minha primeira palavra é de gratidão àqueles que estão sendo parceiros da Administração. Junto ao funcionalismo público temos feito muito e vocês têm feito a diferença na história de Americana. Nós acreditamos na educação e eu arriscaria dizer que, com a entrega da Sala Maker, estamos equiparados às escolas particulares de Americana. Que a nova sala de aula seja um mecanismo de crescimento cultural, intelectual e pessoal das crianças que poderão fazer uso dessa tecnologia. Quem ganha é a cidade de Americana", declarou o prefeito.

O vice-prefeito Odir Demarchi também agradeceu os funcionários públicos. "Em dois anos à frente da prefeitura, muitas oportunidades apareceram e não perdemos nenhuma na valorização dos educadores e da Educação oferecida aos nossos alunos. Hoje a Administração entrega uma sala nova, moderna e cheia de tecnologia, que será a primeira de muitas", disse o vice-prefeito Odir Demarchi.

A Sala Maker - Criar e Aprender representa um processo de ensino moderno e tecnológico. O secretário de Educação, Vinicius Ghizini explicou detalhadamente seu significado aos estudantes presentes na cerimônia. "Vocês terão um laboratório ultra tecnológico com smartTV e impressora 3D, que pode desenvolver até próteses, objetos, jogos e brincadeiras e, a partir dessa experiência, vão desenvolver outros conteúdos que fazem parte do currículo de vocês. Não tem forma melhor de aprender do que aprender fazendo. O que nós temos aqui é o que tem de melhor e mais avançado na Educação", garantiu.

As salas maker pretendem revolucionar a maneira de ensinar e, durante o evento, os participantes conferiram uma demonstração da impressora 3D em funcionamento. No espaço, os alunos do Ensino Fundamental vão exercitar o trabalho em equipe, a criatividade e a tomada de decisões ao transformar o conteúdo aprendido em sala de aula em projetos concretos, trabalhando conceitos de mecânica, robótica e computação.

As atividades nas salas maker acontecerão semanalmente, com duração de uma hora aula para cada turma, no horário regular das aulas. Os alunos receberão material didático e educacional maker (impresso e digital), com atividades e conteúdos relacionados à Educação Maker.

A cerimônia de entrega contou ainda com a participação dos vereadores Pastor Miguel Pires e Silvio Dourado, do secretário de Comunicação e Tecnologia da Informação, Leon Botão e dos secretários adjuntos Evelene Ponde Medina (Educação), Neto Franzatto (Meio Ambiente) e Pedro Peol (Governo).

Nesta terça-feira (25), os 13 professores que atuarão nas Salas Maker participaram do primeiro encontro de formação no CIEP "Prof. Octávio César Borghi", no bairro Cidade Jardim.





Notícias Relacionadas »
Comentários »