12/04/2023 às 20h11min - Atualizada em 12/04/2023 às 20h11min

Empresário americanense é preso por crime ambiental após indústria despejar líquido em via pública

Redação
Divulgação/Polícia Civil


A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio da DIG de Americana, com ação conjunta com a Guarda Municipal de Americana – GPA (Grupo de Proteção Ambiental) efetuaram nesta quarta-feira (12) uma operação denominada "OPERAÇÃO ENVIRON”, que culminou com a prisão de um empresário de 43 anos, morador de Americana. 
 
Após receber a informação de crimes ambientais, referentes a lançamento de produtos químicos de uma empresa na via pública, localizada no Condomínio Industrial Abdo Najar, investigadores da DIG Americana foram a monitorar o local, onde constatou-se que havia vários pontos de escorrimento de um líquido que saía do interior da empresa para a calçada e via pública.
 
Durante a operação, feita pela Polícia Civil em conjunto com a Guarda Municipal de Americana (Gama), com apoio do Departamento de Água e Esgoto (DAE), foram constatados diversos crimes ambientais.

Diante dos fatos, o responsável da empresa, R.C.B., de 43 anos, foi  conduzido e autuado em flagrante e recolhido à cadeia. A esposa, J.N, de 37 anos, que também é sócia da empresa, foi detida e liberada em seguida. Ela responderá pelo crime do artigo 60 da lei de Meio Ambiente.

Os trabalhos de fiscalização foram acompanhados pelo Investigador de Polícia, responsável pelo Setor de Produtos Controlados da Delegacia Seccional de Americana, que recomenda a todas empresas que utilizam produtos químicos controlados que procurem a Polícia Civil e outros órgãos responsável para a certificação, pois as fiscalizações serão intensificadas. E que as empresas certificadas pela Polícia Civil não deixem de entregar seus Mapas Trimestrais de controle de produtos químicos.

O Setor de Produtos Controlados da Delegacia Seccional de Americana, fica situado na Rua São Vito, 1675, Jardim Helena, em Americana.

Notícias Relacionadas »
Comentários »