14/03/2023 às 19h10min - Atualizada em 14/03/2023 às 19h10min

Vereadores barbarenses gastam quase 2h discutindo sobre banheiro que não existe na cidade

Amanda Sabino
Divulgação


Nesta terça-feira (14), os vereadores de Santa Bárbara d’Oeste gastaram quase duas horas debatendo o parecer contrário ao Projeto de Lei nº 256/2021, de autoria do vereador Carlos Fontes (União), que dispõe sobre a proibição de instalação de banheiros unissex em repartições públicas e privadas do município. A questão, contudo, inexiste em Santa Bárbara d’Oeste.
 
A discussão, realizada durante a sessão ordinária, foi permeada por discursos de defesa à família e à integridade. Alguns vereadores chegaram a mencionar que os banheiros unissex estimulam a ação de estupradores. O parecer contrário foi derrubado por 13 votos contrários e 5 favoráveis.
 
Durante o debate, os vereadores criticaram a suposta existência de um banheiro unissex no Mercadão da Cidade, recém inaugurado em Santa Bárbara. O local, contudo, possui banheiro feminino e masculino em seu interior e, na parte externa, há um banheiro, com uma placa indicativa de homem/mulher, com um único assento sanitário, que permite a entrada de apenas um usuário por vez. O local também é adaptado para uso de pessoas com deficiência. Para adentrar o sanitário, classificado pelos vereadores como ‘unissex’, é necessário retirar a chave com os comerciantes do local, assim como acontece em conveniências de postos de combustível.
 
Questionada pelo Portal Atualidade/SBO Repórter, a Prefeitura de Santa Bárbara informou que não há nenhum projeto/obra em andamento que contemple a construção de banheiro unissex.  

Notícias Relacionadas »
Comentários »