08/03/2023 às 08h11min - Atualizada em 08/03/2023 às 08h11min

Deputados querem criar "Rota Turística do Tiro" que inclui Americana

Redação
Reprodução


Deputados estaduais bolsonaristas, inspirados no Texas (EUA), querem criar a Rota Turística do Tiro no estado de São Paulo visando promover o 'turismo de armas'. Entre os municípios que vão compor essa rota está Americana e Campinas. 

O projeto é de autoria dos deputados Castello Branco e Gil Diniz, ambos do PL, e ganhou força nos últimos dias na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) com a crianção de uma frente parlamentar para tentar acelerar sua aprovação.

"A presente proposta é inspirada no Texas, estado norte-americano, que recebe turistas em busca de eventos ligados ao tiro esportivo, e tornou uma indústria lucrativa nos Estados Unidos: o turismo de armas. As empresas com estandes de tiro exploram, ao máximo, esse mercado, sediando casamentos e vendendo camisetas de souvenir cheias de buracos de projéteis”, traz a justificativa do projeto.

A “Rota Turística do Tiro” deve incluir a capital e outras 33 cidades do interior do estado: Americana, Atibaia, Avaré, Barra Bonita, Barueri, Bauru, Botucatu, Caçapava, Campinas, Casa Branca, Embu-Guaçu, Guararema, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jaguariúna, Jaú, Lorena, Mococa, Mogi das Cruzes, Praia Grande, Ribeirão Preto, Rio Claro, Saltinho, Santos, Santa Isabel, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Carlos, São José do Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba e Votuporanga.

Segundo o projeto, o objetivo é promover e incentivar os clubes de tiro e atrair colecionadores, caçadores e atiradores, os chamados CACs, para esse “circuito das armas”. 

“Para esse público pujante de apreciadores de armas, o mercado tem oferecido cada vez mais serviços, como clubes de tiro de luxo com funcionamento 24 horas, treinamento exclusivo para mulheres e até hotel rural, com espaços para a prática de ‘tiroterapia’ em família”, afirma a proposta.


No ano passado, Santa Catarina criou uma rota semelhante composta por 29 cidades.

 
Notícias Relacionadas »
Comentários »