18/11/2022 às 15h36min - Atualizada em 18/11/2022 às 15h36min

Vereadora de S.Bárbara diz que vereadores a mandaram “continuar latindo” durante sessão

Amanda Sabino
Divulgação


A vereadora de Santa Bárbara d’Oeste, Esther Moraes (PL), acusa os vereadores Felipe Corá (Patriota) e Isac Motorista (Republicanos) de terem proferido ofensas contra ela durante a sessão de terça-feira (17). De acordo com Esther, ela foi alvo de humilhações durante sua fala após um dos vereadores a chamar de insignificante e “ordenar” que ela “continuasse latindo”.


Na ocasião, o vereador Isac Motorista também foi repreendido pela vereadora Kátia Ferrari. “Quando todo mundo está falando ninguém fica fazendo mímica. Eu gostaria que o senhor não  fizesse isso, é um desrespeito com a gente. O senhor está aí sentado no plenário fazendo mímica enquanto a vereadora Esther fala. Enquanto o senhor está falando ninguém faz mímica. Só peço um pouquinho mais de respeito”, disse Kátia no microfone.


“Durante a minha fala na Palavra Livre desta terça-feira (16) fui alertada pela vereadora Kátia Ferrari, a única outra mulher entre os 19 legisladores barbarenses, de que o vereador Isac Sorrillo estaria sentado na área destinada ao público, rindo e fazendo mímicas durante minha argumentação. Ao ser interpelado, ele voltou à área destinada aos vereadores, iniciando uma discussão em que teve o apoio do vereador Felipe Corá, que se referiu a mim como ‘insignificante’ e ordenou, com gestos ofensivos, que eu ‘continuasse latindo’”, explicou a vereadora por meio de nota enviada à imprensa. 


“Esse desrespeito público a uma vereadora, infelizmente, não é novidade. Essa prática já é reconhecida como violência política de gênero, que se caracteriza por um conjunto de agressões, com o intuito de impedir que as mulheres desempenhem seu mandato. Por acreditar que nenhum político pode se valer da imunidade parlamentar para proferir discurso de ódio, ofensivo, humilhante e discriminatório, estudo, neste momento, as medidas cabíveis, tanto administrativa, quanto juridicamente. Agradeço o apoio que recebi nas últimas horas, principalmente das mulheres que acompanham o meu trabalho e se sentiram tão ofendidas quanto eu. Lutamos muito para conquistar nosso espaço na política e não será agora que vão nos calar”, disse Esther.


Segundo a Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, a vereadora deve registrar um Boletim de Ocorrência e entrar com representação no Ministério Público até segunda-feira (21).


Procurado, Felipe Corá disse que não vai se manifestar. 


O vereador Isac Motorista se limitou a dizer que “está tudo no vídeo da sessão da câmara”.


Já o presidente da Casa, Joel do Gás (PV), afirmou que a vereadora Esther pediu as imagens e os áudios da sessão.



Notícias Relacionadas »
Comentários »