20/03/2017 às 14h55min - Atualizada em 20/03/2017 às 14h55min

Exposição itinerante Porta, Porteira e Portão – Modos de 'Falarrr' e Costumes do 'Interiorrr', encerra atividades na sexta feira

Com entrada gratuita, a mostra traz uma leitura contemporânea das principais lembranças do cotidiano da cultura caipira

Redação
Reprodução
O Centro de Documentação Histórica (Cedoc) da Fundação Romi, em Santa Bárbara d’ Oeste, sedia até a próxima sexta-feira (24), a exposição itinerante Porta, Porteira e Portão – Modos de 'Falarrr' e Costumes do 'Interiorrr'. A mostra traz uma leitura contemporânea das principais lembranças do cotidiano da cultura caipira. A entrada é gratuita.
 
O elemento principal da mostra é o "R" retroflexo e suas variações, características peculiares da identidade caipira, subdivididos em eixos temáticos, por meio de painéis e objetivos que evidenciam as artes, culinária, religiosidade, música, festas, entre outros. 
 
A intenção dos curadores da mostra, o museólogo Rodrigo Santos e da historiadora Renata Gava, é a de valorizar a tradição local e ao mesmo tempo preservar a memória cultural. Além dos objetos e painéis de madeiras selecionados pelos curadores, a mostra também incorpora elementos das cidades em que percorre. Em Santa Bárbara, a equipe da Fundação Romi acrescentou itens como ferro de passar a brasa, moedores de carne, pimenta e café, ralador de milho, rádio de válvula, bule, coador de café, moringa de barro, balanças, caldeirão de ferro e unidade de medida.
 
As visitas seguem até o dia 24 de março, no Cedoc da Fundação Romi (av. João Ometo, 118, Jd. Panambi, Santa Bárbara d'Oeste).O horário é das 7h30 às 17h. 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »