14/02/2022 às 11h47min - Atualizada em 14/02/2022 às 11h47min

BC libera consulta a dinheiro esquecido em bancos

Redação
Reprodução
A partir desta segunda-feira (14) está no ar o novo site do Banco Central para consultar a existência de valores esquecidos em bancos por pessoas físicas e jurídicas. A estimativa é de que haja R$ 4 bilhões a serem devolvidos a 28 milhões de consumidores e empresas só nesta primeira fase. 



A consulta inicial permite saber se há valores esquecidos, mas não informa a quantia. Ela pode ser feita em
valoresareceber.bcb.gov.br

Ao fazer esta primeira consulta, o cliente do banco recebe uma data e período para consultar e solicitar o resgate do saldo existente. As datas são agendadas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa. Caso o cliente não acesse novamente na data e período informado, terá que voltar no sábado da repescagem, de acordo com o calendário. A repescagem vai funcionar durante todo o dia, das 4h às 24h.

Quem perder seu sábado de repescagem, poderá consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28/03/2022. “Mas não se preocupe, mesmo se você não consultar ou solicitar o resgate do saldo existente em todas essas datas, ele continuará guardado à sua espera”, informa o BC.

O resgate do dinheiro poderá ser feita via Pix a partir de 7 de março. Aqueles que não tiverem ou preferirem não indicar uma chave na hora de pedir a transferência serão informados pelos respectivos bancos sobre como será feito o depósito. 

Como consultar:

- Acesse o site
https://valoresareceber.bcb.gov.br/
- Segundo o Banco Central, os clientes precisam do CPF, no caso das pessoas físicas, e do CNPJ, no caso das empresas, para consultar a existência de recursos para saque;
- A página vai informar uma data para consultar os valores e solicitar o saque – anote esta data;
- Na data informada, retorne à página https://valoresareceber.bcb.gov.br/
- Use seu login gov.br para acessar o sistema ;
- Após o acesso, consulte o valor e solicite a transferência.


Notícias Relacionadas »
Comentários »