18/01/2022 às 16h24min - Atualizada em 18/01/2022 às 16h24min

Bebê de 3 meses é a pessoa mais jovem cadastrada na Biblioteca Municipal de Hortolândia

Divulgação
Muita gente adquire o hábito da leitura na infância. No caso da pequenina Esther, de apenas três meses de idade, ela foi apresentada aos livros desde quando estava na barriga de sua mãe. A menina é a mais jovem usuária cadastrada pela Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, órgão da Prefeitura de Hortolândia. Na sexta-feira (14/01), Michele Lopes Ferreira, mãe de Esther, levou a recém-nascida, e seus outros dois filhos, Emanuelle, de sete anos, e Gustavo, de três, para fazer a carteirinha deles na biblioteca.



Moradora do Jardim Novo Cambuí, Michele conta que durante a gravidez costumava ler livros para os filhos. Também leitora cadastrada da bilioteca, a mãe destaca que o momento da leitura com os filhos é uma atividade que ajuda a fortalecer os laços entre a família. "Quando estou com a Esther no colo, percebo que ela fica com as perninhas agitadas e sorri. Acho que é pela entonação da minha voz quando estou lendo", destaca Michele.

Com a ajuda da mãe, os filhos já estrearam as carteirinhas e levaram várias obras infantis para lerem juntos em casa. Para a pequenina Esther, Michele gosta de ler os chamados livros sensoriais, com muitas figuras e desenhos, que são indicados para auxiliar no desenvolvimento cognitivo, motor e sensorial do bebê. "Acho importante ler em voz alta para os filhos. A leitura estimula a imaginação e as brincadeiras entre eles", avalia a mãe.

Após escolherem os livros, Michele e os filhos aproveitaram para desfrutar da Sala Infantil, espaço da biblioteca que tem brinquedoteca, com carrinhos, bonecas, jogos didáticos e bichinhos de pelúcia. Para estimular a prática de contação de histórias, a sala tem uma estante com cerca de 1.500 obras infantis. Outra opção de atividade divertida para estimular a interação entre as famílias e as crianças é o teatrinho de fantoches que também está disponível no espaço. "Meu filho disse que queria morar na biblioteca", conta Michele.

CADASTRO
Para famílias que querem estimular o hábito da leitura de suas crianças já nos primeiros meses de vida, o coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, destaca que o acervo dispõe de 60 livros sensoriais. O acervo da biblioteca pode ser consultado na internet por meio deste site (
CLIQUE AQUI).

Atualmente, a biblioteca tem mais de 5.500 leitores cadastrados. "Desse total, 33% dos usuários estão na faixa de 0 a 20 anos. O público jovem utiliza muito o serviço BiblioZap, via WhatsApp, e realiza busca pela biblioteca nas mídias sociais", destaca Silva.

Para facilitar a vida de quem quer se cadastrar como usuário, a Biblioteca Municipal implantou o COB (Cadastro On-line Biblioteca), em outubro do ano passado. O interessado precisa ter uma conta no Gmail, entrar nela e acessar o formulário da biblioteca, por meio deste
LINK, e postar os documentos solicitados para a inscrição. Os documentos são foto (selfie), Carteira de Identidade (RG) e comprovante de endereço. Os arquivos podem estar no formato de foto (jpeg) ou de documento (PDF).

Após a validação, será agendado horário para que o cadastro seja finalizado presencialmente na biblioteca. O horário sugerido pelo solicitante pode ser aceito, de acordo com a disponibilidade da equipe. O cadastro on-line visa evitar aglomeração na biblioteca em virtude da pandemia.

Para quem preferir fazer o cadastro presencialmente na biblioteca, deve levar cópias dos documentos necessários. Menores de idade devem levar a cópia da Carteira de Identidade do pai, mãe ou responsável, e autorização assinada pelo pai, mãe ou responsável. Pessoas que não moram na cidade também podem fazer o cadastro. Para isso, elas devem comprovar ter algum vínculo com a cidade (trabalho ou estudo).

O usuário é cadastrado na categoria "Leitor", que possibilita o empréstimo de até três livros. O prazo de empréstimo é de 14 dias, podendo ser renovado por mais 14 dias. Já os usuários da categoria Leitor Vip podem pegar até 6 livros emprestados pelo prazo de 21 dias, podendo renovar por mais 21 dias.

De acordo com o coordenador Rafael Antonio da Silva, para se tornar um leitor VIP os critérios são os seguintes: ser usuário cadastrado da biblioteca há, no mínimo, seis meses, respeitar as normas de conduta e os prazos da biblioteca, ter emprestado 15 livros no período de 12 meses, não ter extraviado nenhum material bibliográfico, não ter danificado (molhar, rasgar, rasurar e/ou amassar), mesmo que parcialmente, nenhum material bibliográfico da biblioteca no período de 12 meses.

A Biblioteca municipal está localizada na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. O espaço funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp no número (19) 98970-7332 ou pelo e-mail [email protected]

Notícias Relacionadas »
Comentários »