31/05/2017 às 15h19min - Atualizada em 31/05/2017 às 19h19min

Prefeitura investe mais de R$33,3 milhões na saúde

Balanço foi apresentado nesta tarde em Audiência Pública obrigatória na Câmara Municipal

Redação
Portal Atualidade
Balanço da Secretaria da Saúde de Santa Bárbara d´Oeste mostra que nos quatro primeiros meses de 2017, foram investidos mais de R$ 33,3 milhões em Saúde, um montante equivalente a 30,65% do Orçamento do Município, ou seja, o dobro do percentual mínimo previsto para despesas no setor, que é de 15%.
Os dados foram divulgados, nesta quarta-feira (31), em Audiência Pública, sediada na Câmara Municipal, pela secretária de Saúde Lucimeire Rocha Coelho e pelo servidor público, da área de Planejamento da Pasta, Claudinei Mascarenhas.

Ainda durante a apresentação foram detalhados os serviços prestados, como a realização de mais de 110 mil consultas e procedimentos da atenção básica, que englobam atendimentos nas áreas de saúde bucal, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e nutrição, além de consultas médicas, procedimentos de enfermagem e eletrocardiogramas. Também foram promovidos mais de 15 mil atendimentos da atenção especializada, além de outros 463 mil consultas e procedimentos da atenção à urgência e emergência em prontos-socorros, somados a mais de 243 mil atendimentos por parceiros, como APAE, Santa Casa e Corpo de Bombeiros.

"A Secretaria de Saúde tem pautado por um atendimento mais humanizado e acolhedor e trabalhado bastante na prevenção", disse Lucimeire.

A Saúde é um dos setores mais questionados e alvo de reclamações da população. Após as explanações da parte técnica, a audiência foi aberta para os questionamentos do público presente. O vereador Carlão Motorista (PDT), resgatou o assunto do aparelho de Raio -X do Pronto Socorro Afonso Ramos. Recém instalado na Unidade de Saúde, o equipamento de última geração apresentou, no início de abril, problemas na fiação não podendo ser usado. Os pacientes que procuravam o PA para fazer o exame eram transferidos para a área central, no Pronto Socorro Dr.Edson Mano. As reclamações eram quanto ao transporte que nem sempre a viatura da Guarda estava disponível para fazer a transferência. Em reposta, Lucimeire afirmou que o caso já foi resolvido e o atendimento normalizado. Lucimeire aproveitou para falara que a Secretaria estuda novos meios para contratar mais enfermeiros para atuarem nas UBS - Unidades Básicas de Saúde.

O vereador Celso da Bicicletaria indagou a secretária sobre vacinas para pneumonia e foi esclarecido que as doses são fornecidas apenas para um público específico mediante apresentação de receita médica. Já sobre a vacina da gripe a secretária explicou que a campanha foi prorrogada para até o dia 9 de junho devida a baixa adesão e que ainda não há informações se as doses serão disponibilizadas para a população em geral.

Outro assunto abordado, durante a Audiência Pública, foi em relação as UPAs - Unidades de Pronto Atendimento, que de acordo com Lucimeire como não há acordo com o Ministério da Saúde para novos investimentos, a Prefeitura pleiteia junto ao Governo Federal a transferência dos recursos para serem investidos nos Centros de Pediatria e da Mulher.

Lucimeire foi sabatinada pelo ex-vereador e servidor público Gionanni Bonfim, sobre três assuntos: qual o principal gargalo da saúde, se a contratação de uma OS para gerir o PS Afonso Ramos irá impactar na folha de pagamento e, por fim, qual a representatividade na folha de pagamento ?
O vereador Carlos Fontes vetou a segunda pergunta (contratação OS) já que o assunto será debatido entre as partes envolvidas.

Para os demais questionamentos Lucimeire afirmou que os repasses do SUS - Sistema Único de Saúde são insuficientes, já que a tabela está desatualizada há mais de 15 anos e que o gargalo da saúde é com a Atenção Básica de Alta Complexidade.

Os trabalhos foram comandados pelo vereadores Carlos Fontes (presidente da Comissão Permanente e de Política) e membros Alex Backer e Celso da Bicicletária. Além dos três parlamentares, a reunião também contou com a presença dos vereadores Antônio Carlos de Souza – Antônio da Loja (PR), Antônio Carlos Ribeiro – Carlão Motorista (PDT), Celso Ávila (PV), Cláudio Peressim (PEN), Ducimar Cardoso – Kadu Garçom (PR), Edmilson Ignácio Rocha – Dr. Edmilson (PPS), Felipe Sanches (PSC), Gustavo Bagnoli (PSDB), Isac Sorrillo (DEM), José Luis Fornasari – Joi (SD) e Valdenor de Jesus Gonçalves Fonseca – Jesus Vendedor (DEM).

 

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »