31/05/2017 às 06h21min - Atualizada em 31/05/2017 às 06h21min

Especialistas afirmam que o uso excessivo de celular pelos pais afeta comportamento das crianças

Redação
Internet

Já considerado como um membro da família os aparelhos eletrônicos como celulares, tablets e laptops, são necessários no dia a dia das pessoas. O problema é que às vezes ficamos envolvidos demais com esse tipo de tecnologia, o que para muitos especialistas, o uso excessivo desses aparelhos pelos pais pode afetar o comportamento das crianças. A psicóloga Érica Nunes explica que esse habito desenvolve a atenção negativa.
 
“É isso que a gente chama, dentro da psicologia, de atenção negativa. Às vezes os pais passam muito tempo no celular e aí a criança ‘pai, mãe, isso, mãe aqui’, tenta mostrar as coisas e vê que não está recebendo atenção. Mas na hora que ela faz uma besteira, que ela faz alguma coisa que os pais não querem, rapidinho os pais saem do celular para brigar com ela. Então isso acaba gerando o fenômeno da atenção negativa de forma extrema.”
 
Uma análise feita por pesquisadores de duas Universidades dos Estados Unidos, também revelou que quando os pais interrompem momentos familiares para responder mensagens ou acessar a internet, isso pode contribuir para comportamentos indesejáveis nas crianças como manhas, birras e até hiperatividade.
 
“É interessante estimular-se em casa a ter um tempo sem aparelhos eletrônicos, porque na verdade, essa é uma questão que está gerando problema não só nas crianças, mas nos adultos também. O nível de ansiedade das pessoas está crescendo muito por conta do estímulo excessivo gerado pelos aparelhos eletrônicos”, conclui.
 
Caso os pais precisem acessar e-mails ou ler notícias na internet, a recomendação é fazer isso longe das crianças.
(Fonte: Agência do Rádio)

 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »