24/06/2020 às 12h31min - Atualizada em 24/06/2020 às 12h31min

Governo de SP anuncia retorno das aulas presenciais em setembro

Retomada do ensino presencial em escolas públicas e particulares será feita em três etapas

Bianca Martim
Divulgação
As aulas presenciais da rede pública e particular de ensino do estado de São Paulo serão retomadas no dia 8 de setembro com alternância de alunos e seguindo um protocolo. O anúncio foi feito pelo governador do estado de São Paulo, João Doria, no começo desta tarde durante coletiva de imprensa.


A proposta de retomada do ensino presencial de 13,3 milhões de alunos das cidades paulistas prevê um rodízio de estudantes na primeira etapa, combinando aulas presenciais e remotas. As escolas poderão ser reabertas em cidades que estiverem na fase amarela do Plano São Paulo, de flexibilização da quarentena.

A orientação é para manter o distanciamento de 1,5 metros entre os estudantes (exceto na educação infantil), por isso na Fase 1 o retorno será de até 35% dos alunos. Entre as outras medidas anunciadas para a retomada das aulas presenciais estão a organização dos horários de entrada e saída dos alunos, a fim de evitar aglomerações; revezamento de turmas e horários durante os intervalos e recreios; proibição do uso de bebedouro coletivo, além de proibição de feiras, palestras, campeonatos e comerações. Outra recomendação do governo do estado é que os pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes afiram a temperatura dos alunos diariamente antes de enviá-los para a escola. 

Na Fase 2 retornarão até 70% dos alunos e, por fim, na Fase 3 todos os 13,3 milhões de alunos terão aulas presenciais normalmente nas escolas. 

Vale lembrar, ainda, que caso um município ou região regrida para as fases 1 e 2 da flexibilização da quarentena, a reabertura das escolas será suspensa naquela região. 

 
Notícias Relacionadas »
Comentários »