05/06/2020 às 14h59min - Atualizada em 05/06/2020 às 14h59min

Americanense organiza ‘vaquinha’ virtual para voltar ao Brasil

Matheus Barbosa mora em Portugal e devia retornar ao país em março; voos foram cancelados por conta da pandemia

Bianca Martim
Divulgação
Um morador de Americana pede ajuda para arrecadar R$3.500 a fim de comprar passagem aérea para retornar ao Brasil. Matheus Barbosa, 21 anos, trabalhava como ajudante de pedreiro em Portugal e teve voos remarcados três vezes até ser cancelado permanentemente por conta da pandemia provocada pelo novo Coronavírus (Covid-19).



Inicialmente, o voo estava marcado para dia 18 de março. Depois de três remarcações, o rapaz voltaria de Portugal no próximo dia 10 de junho. Hoje (5), Matheus foi notificado de que o voo havia sido cancelado permanentemente, sem direito a reembolso. 

A irmã de Matheus, Pamela Victoria Barbosa, diz não saber para quem pedir ajuda. Isso porque o consulado brasileiro aceitaria repatriar o rapaz até Recife. “Meu irmão possui formação arteriovenosa e problema na medula. Ele não tem condições físicas nem financeiras para se locomover de Recife a São Paulo”, relata.

Matheus mora em Portugal desde agosto do ano passado. Já a irmã está lá desde maio de 2018. Na próxima semana, os irmãos devem se hospedar na casa de um conhecido da família. “Matheus foi despedido do trabalho sem receber nada. Um senhor conhecido nos deu um prazo de sete dias para sairmos, que seria o tempo do meu irmão retornar ao Brasil”, diz.

Pamela teme o futuro do irmão, já que, segundo ela, não tem onde ficar. “Vou conseguir voltar ao Brasil dia 14 com as minhas as filhas, e meu marido vai ficar trabalhando aqui para poder nos sustentar. Já meu irmão não consegue trabalho e pode ficar na rua”, explica.

A vaquinha virtual está disponível em https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-matheus-voltar-para-casa. Até o fechamento desta matéria, a família já havia conseguido arrecadar R$1.020.

Vídeo com apelo de Pamela, irmã de Matheus:


Notícias Relacionadas »
Comentários »