03/06/2020 às 17h03min - Atualizada em 03/06/2020 às 17h03min

Americana tem redução de 50% no número de acidentes de trânsito durante quarentena

Cidade registrou 139 acidentes em março e abril, metade em relação ao mesmo período do ano passado

Bianca Martim
Divulgação
Americana registrou redução de 50% no número de acidentes de trânsito em função da quarentena decretada nos meses de março e abril. Dados divulgados pelo Infosiga indicam que a cidade registrou 139 acidentes durante o distanciamento social. No mesmo período do ano passado, aconteceram 278 acidentes na cidade.



De acordo com o estudo, parte do programa Respeito à Vida, a diminuição no número de acidentes de trânsito está diretamente relacionada aos índices de isolamento social. Além de as vias estarem mais vazias pelo fato de grande parte da população estar em casa, o Infosiga aponta que a redução no número de acidentes é positiva porque aumenta a capacidade de atendimento médico para casos do novo Coronavírus.

As taxas de isolamento de Americana ficaram acima dos 50% na maioria dos dias de quarentena. Conforme divulgado pelo sistema de Monitoramento Inteligente, a cidade chegou a apresentar 59% de isolamento no dia 29 de março. No final do período de quarentena, em 28 de abril, o índice era de 58%.

Santa Bárbara d’Oeste
Em Santa Bárbara d’Oeste, a redução no número de fatalidades foi menor. A cidade registrou 128 acidentes de trânsito em março e abril deste ano, uma redução de 28% em relação a 2019.

O município também apresentou menores índices de isolamento em comparação à cidade de Americana. No dia 8 de abril, por exemplo, a taxa de isolamento em Santa Bárbara foi de 46%. Já no dia 23 de abril, o índice foi de 44%.

Estado de São Paulo
Em todo o Estado de São Paulo, o Infosiga apontou que cerca de 6,8 mil acidentes de trânsito foram poupados. Ao todo, 104 cidades foram analisadas pelo Sistema de Monitoramento Inteligente entre 24 de março e 30 de abril. O estudo apontou que o índice médio de isolamento diário foi de 54%, sendo 126 acidentes evitados por dia a cada 1% de isolamento.

Notícias Relacionadas »
Comentários »