01/06/2020 às 14h35min - Atualizada em 01/06/2020 às 14h35min

Relatos de assédio de Americana e região tomam notoriedade nas redes sociais

Exposed Americana recebeu mais de 400 denúncias em menos de 24 horas

Bianca Martim
Imagem de Pexels por Pixabay

Denúncias de assédio sexual e abuso psicológico de Americana e Santa Bárbara d’Oeste tomaram notoriedade ontem (31) no Twitter. Em menos de 24 horas, a página Exposed Americana (@ExposedAmerica1) ganhou repercussão ao publicar relatos anônimos de mulheres da região. O perfil conta com mais de 5.000 seguidores.



De acordo com a idealizadora da página, que preferiu não ter sua identidade revelada, o Exposed Americana recebeu mais de 400 mensagens de assédio, abuso sexual e abuso psicológico. O perfil preserva o nome das vítimas ao expor os acontecimentos.

A criadora do Exposed Americana diz que o perfil do Twitter busca alertar e acolher as vítimas de violência e assédio sexual. “Esses abusos acontecem a todo instante, seja na rua, na balada ou mesmo dentro de relacionamentos”. Os relatos publicados anonimamente são de abusos por parte de ficantes, ex-namorados e até mesmo parentes. 

Apesar do apoio recebido por parte dos seguidores, a administradora da página teme ameaças. “Alguns garotos até se gabam por terem sido evidenciados, mas alguns ficam extremamente irritados e disseram por acreditar que queremos manchar a imagem deles”, explica. No entanto, a criadora do Exposed Americana reforça que o intuito não é difamar os homens, e sim de alertar as mulheres.

Além das mensagens diretas, os relatos acontecem por meio da hashtag #ExposedAmericana. Com isso, a idealizadora relata que as vítimas se sentem acolhidas dentro da comunidade. “Queremos ajudar as vítimas, porque elas tomam coragem depois de muito tempo caladas para contar o que aconteceu com elas. Assim, todas ficamos mais atentas”, afirma.

ATUALIZAÇÃO: O perfil foi desativado nesta terça-feira (2) após inúmeras publicações de denúncia de assédio sexual. Além de publicar mensagens anônimas, a conta também replicava relatos de perfis que utilizavam a hashtag #ExposedAmericana.

 

Notícias Relacionadas »
Comentários »