17/04/2020 às 15h41min - Atualizada em 17/04/2020 às 15h41min

Paciente se recupera da Covid-19 e tem alta do Hospital Unimed Americana

Flávio Galinari, de 48 anos, foi o primeiro a ser internado para tratamento da doença na UTI da unidade de saúde

Imprensa / Unimed
Divulgação
Após permanecer 19 dias internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Unimed Americana para tratamento de complicações causadas pela Covid-19, o paciente Flávio Galinari, de 48 anos, morador do bairro Jardim Novo Paraíso, de Americana, teve alta nesta sexta-feira (17). Ele é o primeiro paciente com a confirmação da doença a ser internado na unidade de saúde.
 
O paciente, que trabalha como motorista, chegou ao hospital no dia 30 de março após piora de um quadro de falta de ar, tosse seca e febre, sintomas que tiveram início sete dias antes da hospitalização, após uma viagem que fez para um cruzeiro. Com a alta, o paciente poderá seguir sem restrições por já ter cumprido o período de 14 dias de isolamento, determinado pelo Ministério da Saúde.
 
“Todo o tratamento do paciente foi realizado segundo o protocolo de atendimento da instituição, que é baseado nas recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde”, ressaltou a diretora de Provimento da Saúde, a médica Elisangela Campaner Tribulatto.
 
Vida nova
A alta do paciente foi comemorada por toda a equipe assistencial e multidisciplinar do Hospital Unimed Americana.
 
Para Flávio Galinari, a sensação é de nascer de novo. Ele reforçou a importância do isolamento para evitar o contágio da doença e agradeceu a todos pelo tratamento, que resultou em sua recuperação.
 
“Só tenho a agradecer a Deus e às mãos abençoadas que cuidaram de mim aqui no hospital. O cuidado que eles têm com a gente é demais, da limpeza até o médico, todos excelentes, fui muito bem tratado, só tenho a agradecer por tudo. A sensação agora é de ter uma vida nova porque o sofrimento é muito grande”, disse, emocionado.
 
A esposa, Solange Galinari, 43 anos, falou que os dias à espera da recuperação foram de fé e esperança.  
 
“É algo inexplicável, foram dias angustiantes, sofridos, mas sempre entregando nas mãos de Deus porque Ele é maior e sabe a hora certa. Isso nos ensinou a amar mais, a perdoar mais, a respeitar mais, e dar valor a algo que às vezes deixamos para trás”, destacou.
 
Na saída do hospital, o paciente também foi homenageado por familiares e amigos, que o receberam com aplausos, cartazes e balões.
 
 
Preparação para a Covid-19
Desde o surgimento dos primeiros casos do novo coronavírus no Brasil, a Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana colocou em prática um plano de contingência, baseado em recomendações da autoridade sanitária local e do Ministério da Saúde, que inclui a criação do Comitê de Crise do Covid-19 e a centralização do atendimento de pacientes com sintomas da doença em uma área específica - o Anexo Hospitalar.
 
Além disso, uma ala inteira do Hospital Unimed Americana foi equipada com ventiladores mecânicos e monitores para atender exclusivamente pacientes com sintomas leves, moderados e graves da doença.
 
Outras medidas foram a suspensão das cirurgias eletivas, a restrição das visitas visando a segurança dos beneficiários e a destinação de três salas de isolamento no Pronto Atendimento.
 
Canais de orientação
Para evitar o deslocamento de pacientes com sintomas leves até o Anexo Hospitalar, a Unimed disponibiliza alguns canais de orientação sobre o Covid-19:
- “Alô, Unimed”, um canal telefônico disponível 24 horas para orientações médicas aos nossos beneficiários pelo número 0800 770 2696
- Triagem on-line e orientações de profissionais de saúde e médicos via teleassistência pelo App Unimed SP Cliente, disponível para os beneficiários do plano de saúde

Notícias Relacionadas »
Comentários »