14/02/2020 às 11h44min - Atualizada em 14/02/2020 às 11h44min

Santa Bárbara está com inscrições abertas para aulas de capoeira

Imprensa / Fundação Romi
Divulgação

O projeto Capoeira Socioeducativa, que acontece desde 2014 na Estação Cultural da Fundação Romi, segue com inscrições abertas. Aberto para todas as idades, a proposta acontece aos sábados, das 11 às 13 horas. Os interessados em participar do projeto devem comparecer pessoalmente à administração do espaço plural e multicultural para realizar inscrição. A atividade é gratuita.

Com aulas ministradas pelo contramestre Motta, da Associação de Capoeira Motta & Cultura Afro, o projeto Capoeira Socioeducativa traz à tona a cultura popular – reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade – com seu ritmo, canto, dança e música. Nas oficinas, além de aprender a jogar, o aluno terá acesso aos fundamentos da arte, sua história e seus instrumentos. Também desenvolve a socialização, a concentração, a atenção, a confiança e o respeito pelo outro, envolvendo a família e a sociedade de maneira geral, mostrando a contribuição da capoeira na formação de quem a pratica, e propagando a cultura da paz e da não violência.

A Capoeira Socioeducativa é tanto para iniciantes quanto para aqueles que já tenham vivência. Inseridos em um grupo diverso, heterogêneo, em prol de um objetivo único e harmônico, os alunos sentem-se parte do todo. A atividade socioeducativa tem uma sintonia entre as oficinas e a aquisição de componentes morais e éticos, indispensáveis para o desenvolvimento harmonioso de caráter cidadão. " Durante os encontros o aluno tem acesso aos fundamentos da arte, sua história e seus instrumentos, conscientizam-se acerca de suas responsabilidades, empenho e disciplina e, consequentemente, saúde e bem-estar", "afirma o contramestre Motta.

Através do projeto, trabalha-se o fortalecimento dos vínculos familiares por meio das ações socioculturais. Como o encontro é para todas as idades, muitas crianças e adolescentes fazem aulas e praticam a capoeira com seus pais e responsáveis. Os participantes do projeto Capoeira Socioeducativa aprendem não apenas o gingado, a luta e o jogo, mas também, a tocar os instrumentos típicos e ecoar cantigas de história oral, além de componentes morais e éticos primordiais ao fortalecimento de vínculos familiares e a convivência social.

Serviço
O projeto Capoeira Socioeducativa acontece aos sábados, das 11h às 13h. As inscrições para novos ingressos devem ser realizadas presencialmente na Administração da Estação Cultural, a partir de 14 de janeiro de 2020. O atendimento é de terça a sexta das 09h às 18h, aos sábado das 08h às 17h e, aos domingos, das 08h ao meio dia. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. Mais informações podem ser acessadas no site, através do link, 
www.estacaocultural.org.br ou pelos telefones (19) 3455-4833 ou 3455-4830.


Notícias Relacionadas »
Comentários »