05/02/2020 às 02h07min - Atualizada em 05/02/2020 às 02h07min

Morador lamenta retirada de Girassóis de terreno no Jardim Terra América

Devair Martins Sgarbi cuida voluntariamente do terreno desde 2012, evitando assim que o local acumule lixos.

Da redação
Divulgação
O motorista Devanir Martins Sgarbi de 58 anos, se divide entre suas horas de trabalho e o hobby de cuidar de uma área da prefeitura de 9 mil metros quadrados. Desde 2012, ele começou a limpar e replantar algumas árvores no terreno, localizado na Rua Josefina Cabana Delbem, no Jardim Terra América. Porém, na semana passada, viu parte de seu esforço ser "arrancado". Isso porque, a plantação de Girassóis que cultivava há meses foi cortada pela prefeitura de Americana. 

Em conversa com o Portal Atualidade, Devanir afirmou que tem vontade de voltar a plantar os Girassóis, mas só o fará, se tiver apoio dos vizinhos. "Pretendo replantar só se tiver ajuda de mais voluntários, porque aí antes de reclamar ou destruir, as pessoas vão pensar duas vezes, porque vão ver como é trabalhoso. Sozinho é muito difícil, fazer tudo para depois ser destruído dessa maneira", desabafa o motorista. 

Ele contou que tem autorização da prefeitura para cuidar da área voluntariamente e não esperava que a administração agisse dessa maneira, cortando todos os Girassóis. Devanir relatou que foi notificado pela prefeira a deixar um espaço de 2,4 metros entre as plantações e o início da rua, mas afirmou que quando começou a plantar, não tinha conhecimento disso e, que só posteriormente, quando as flores já estavam grandes é que foi informado sobre o recuo.

Segundo Devanir, a prefeitura o notificou para respeitar o recuo, porque vizinhos a motoristas haviam reclamado da plantação de Girassol, mas como ele estava fora da cidade, não teve tempo hábil para remover apenas as plantas que estavam atrapalhando a visibilidade. "Eu já tinha plantado, não ia arrancar tudo. Mas eu ia fazer a manutenção ali, porém, como estava fora da cidade, não deu tempo de arrumar e cortar apenas os Girassós que estavam invadindo o espaço", disse o cultivador. 

A Prefeitura de Americana foi questionada quanto ao procedimento de retirada dos Girassóis, e por meio de assessoria de imprensa esclareceu que as flores estavam plantadas de maneira indevida.

Confira a nota:
A retirada foi realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, uma vez que as flores foram plantadas de forma indevida. A secretaria esclarece que o morador estava ciente e foi orientado pela Unidade de Praças e Jardins sobre a irregularidade. O girassol é uma flor que cresce rápido e estava prejudicando a visão, tanto de motoristas, quanto de pedestres, inclusive porque foi plantado no calçamento. A secretaria informa que  foi procurada pelos próprios vizinhos solicitando a extração.
A secretaria esclarece, ainda, que não há autorização com protocolo para atividades no local. Caso o munícipe tenha algum documento que se oponha a isso, ele pode apresentar.

Fotos do Terreno que está sendo cuidado por Devanir



Notícias Relacionadas »
Comentários »

Manifestação na câmara municipal de Santa Bárbara, servidores municipais cobrando sobre o reajuste de 1,69 de aumento no salário.

Publicado por Portal Atualidade em Terça-feira, 29 de maio de 2018