04/02/2020 às 01h22min - Atualizada em 04/02/2020 às 01h22min

Região terá dias chuvosos no decorrer da semana

Segundo o Cepagri são esperados volumes significativo de chuva, além de rajadas de vento e descargas elétricas.

Da redação
Divulgação
A previsão para os próximos dias na RMC (Região Metropolitana de Campinas) é de tempo chuvoso. Após um final e início de semana com chuva forte e rajada de ventos, há possibilidade que as precipitações se repitam, trazendo significativos volumes pluviométricos.

Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), entre o domingo e o início da segunda-feira, foram registrados volumes de chuva entre 15 e 30 mm na região. A tendência é que a semana toda siga com tempo chuvoso, segundo o orgão. 

A previsão para esta terça-feira (4), é de céu parcialmente nublado pela manhã, com alguns períodos de sol entre nuvens que favorecem elevação nas temperaturas e potencializam a instabilidade atmosférica, mas tendendo a ficar encoberto a partir da tarde, com chuvas entre a tarde e a noite. 

Essas chuvas são esperadas sobretudo na forma de pancadas, mas podem apresentar caráter intermitente e intensidade variada, de fraca a moderada. A temperatura máxima prevista para é de 30°C. Essas condições persistem para os próximos dias. 

Os volumes diários estimados para os próximos dias ficam entre 10 e 20 mm, que não são extraordinários, mas que podem acarretar em transtornos caso precipitem em curtos intervalos, como no caso de pancadas de chuva fortes (alagamentos em pontos isolados), e no caso de chuva persistente/recorrente por vários dias (riscos de deslizamento em áreas vulneráveis). 

O Cepagri reforça que é  de fundamental importância manter-se atualizado com relação às atualizações das condições meteorológicas e aos avisos emitidos pela Defesa Civil. Na terça-feira, as temperaturas ficam entre 20°C de mínima e 29°C de máxima, e na quarta-feira, entre 20 e 28°C.  Há chances moderadas de temporais em pontos isolados, com rajadas de vento e trovoadas.
Notícias Relacionadas »
Comentários »