05/01/2020 às 13h57min - Atualizada em 05/01/2020 às 13h57min

​Primeira Campanha de Doação de Sangue de 2020 em Santa Bárbara acontece no dia 7 de janeiro

Iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, e Hemocentro da Unicamp, com o apoio dos Lions Clubes Santa Bárbara d'Oeste Centro e Pérola e Pastoral da Saúde Santa Bárbara d'Oeste

Da redação
Assessoria de Imprensa
Solidariedade. A 1ª campanha de doação de sangue de 2020 em Santa Bárbara d’Oeste acontece no dia 7 de janeiro. A iniciativa ocorrerá, das 9 às 12 horas, no Lions Clube Centro (Rua dos Antúrios, 96, no Jardim Dulce). É obrigatória a apresentação de um documento com foto e também estar dentro dos requisitos. As demais datas das Campanhas no Município durante o ano serão nos dias 3 de março, 5 de maio, 7 de julho, 1º de setembro e 10 de novembro.

A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, e Hemocentro da Unicamp, com o apoio dos Lions Clubes Santa Bárbara d'Oeste Centro e Pérola e Pastoral da Saúde Santa Bárbara d'Oeste (Diocese de Piracicaba).
 

Em 2019, as seis campanhas promovidas no Município totalizaram 365 bolsas coletadas. Deste balanço, 466 doadores compareceram, 149 doaram pela primeira vez e 87 cadastros para doação de medula óssea foram realizados.

Para doar sangue basta ser saudável, ter entre 16 e 69 anos (serão aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal e presencial do responsável legal) e pesar mais de 50 kg, não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue, não fumar duas horas antes ou após a doação e não estar em jejum, além de evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Não podem doar pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os dez anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas, usuários de drogas, pessoas que tenham feito endoscopia há menos de seis meses, tatuagem ou piercing há menos de 12 meses e pessoas que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual sem uso de preservativos. Informações pelo telefone 0800 722 8432.
Notícias Relacionadas »
Comentários »