01/11/2019 às 17h17min - Atualizada em 01/11/2019 às 17h17min

Armando Nembri realiza palestra para lojistas do Tivoli Shopping

Divulgação
O Tivoli Shopping realiza frequentemente encontros com lojistas e, neste final de ano, promoveu uma palestra motivacional com o professor e escritor Armando Guimarães Nembri. O tema do encontro, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (dia 1°), foi “Um novo olhar para as relações humanas”.
 
A história de Nembri é impressionante! Ele nasceu com uma doença rara, a Síndrome de Goldenhar, e possui assimetria facial, problemas nos olhos, no nariz e na boca, além de uma deformidade no aparelho auditivo que o deixou até mesmo sem as orelhas. Mas quem o vê conversando normalmente com uma pessoa ou cantando e tocando piano não imagina que ele nunca ouviu.
 
Com muita inteligência e uma sensibilidade extrema, Nembri entende o que as pessoas falam através da leitura labial e pela observação das expressões faciais. A capacidade é tão desenvolvida a ponto de a mulher dele dizer que às vezes se esquece de que o marido é surdo. Mais do que isso, ele também aprendeu a se comunicar em três línguas e tornou-se o primeiro surdo a fazer doutorado no Brasil.
 
Com apoio de sua família e por sua persistência, Armando Nembri alcançou a formação universitária, passou em concursos públicos e hoje é Doutor em Educação, Mestre e professor universitário. Nembri conseguiu concluir três Especializações, um MBA, dois Mestrados e um Doutorado. Seus trabalhos em congressos da Associação Nacional de Docentes de Educação Especial de Portugal, culminaram com o recebimento da Medalha de Mérito da Inclusão, em 2017.
 
Sua trajetória é contada, em detalhes, no livro “Ouvindo o Silêncio: Surdez, Linguagem e Educação”, obra que se destina a educadores e pais interessados em conhecer e compreender um pouco mais a vida de uma pessoa surda.
Palestra
Durante a palestra para os lojistas do Tivoli Shopping, Nembri, com muito bom humor, compartilhou com o público seu emocionante relato de vida, falou sobre os desafios que já enfrentou e elencou reflexões sobre as relações humanas.
 
“O som não existe para mim, mas o que sou hoje, se hoje consigo conversar com vocês, é fruto das pessoas fascinantes que passaram pelo meu caminho. Sempre vale a pena olhar para o outro. E para viver em sociedade é preciso ter empatia pelo outro, é preciso perceber e respeitar o outro sem julgamentos, sem preconceitos”, disse, ressaltando a beleza existente na diversidade. “Ninguém é igual a ninguém, cada ser humano é único e todos nós somos muito especiais. Precisamos saber conviver com a beleza da diversidade”, acrescentou ele.
 
Para Nembri, o mundo precisa de mais amor e bondade. “As pessoas se esquecem do que você diz a elas, mas jamais irão se esquecer de como você as fez se sentir. Precisamos dar ao outro aquilo que gostaríamos que nos fosse dado. Precisamos exercitar a bondade e dar o nosso melhor sempre, mesmo que o outro não devolva na mesma proporção. A bondade deve ser incondicional”, comentou.
 
O professor ressaltou ainda que cada ser é o responsável por criar a sua relação com o mundo e com as outras pessoas. “Ninguém pode fazer isso por você. Assim como ninguém é responsável pela sua felicidade, só você. E acredito que tudo na vida tem um porquê, então nos resta fazer sempre a nossa parte, da melhor maneira possível. Precisamos também parar de reclamar. Reclamamos muito, por qualquer coisa, e enquanto reclamamos da vida, tem gente brigando por uma. Precisamos aprender a ter esse novo olhar para conseguir, como diz o ditado, fazer com os limões, uma maravilhosa limonada!”, concluiu.
 
Biografia do palestrante
- Pós-Doutor em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia – Concentração em Epistemologia, Lógicas e Teorias da Mente - Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
- Doutor em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia – Concentração em Epistemologia, Lógicas e Teorias da Mente - Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
- Mestre em Avaliação de Sistemas, Programas e Instituições – Concentração em Tecnologias de Informação e de Comunicação - Fundação CESGRANRIO
- Mestre em Ciências Pedagógicas – Concentração em Política, Gestão e Avaliação Educacionais
- Sociedade Propagadora das Belas Artes – SPBA - Instituto Superior de Estudos Pedagógicos – ISEP/RJ
- M.B.A. em Administração Pública - Fundação Getúlio Vargas – F.G.V./RJ
- Pós-graduação (Especialização) em Administração de Recursos Humanos - Sociedade Propagadora das Belas Artes – SPBA - Instituto Superior de Estudos Pedagógicos – ISEP/RJ
- Pós-graduação (Especialização) em Organização e Métodos e em Educação Sociedade Propagadora das Belas Artes – SPBA - Instituto Superior de Estudos Pedagógicos – ISEP/RJ
 
Sobre o Tivoli Shopping
Inaugurado em novembro de 1998, o Tivoli Shopping é um empreendimento administrado pela AD Shopping. A AD Shopping, maior administradora independente de shopping centers do País, está presente em todas as regiões brasileiras. Seu portfólio é composto por empreendimentos de diversos formatos, localizados tanto em capitais quanto no interior. São mais de 27 anos de experiência em planejamento, comercialização e gestão de shopping centers. Saiba mais em 
www.adshopping.com.br.
O Tivoli Shopping (
www.tivolishopping.com.br) conta com 150 operações, distribuídas em um único piso, entre elas âncoras, semiâncoras e megalojas (Pernambucanas, Riachuelo, Renner, C&A, Lojas Americanas, Magazine Luiza, Marisa, Casas Bahia, Kalunga, Danny Cosméticos e Lojas União), 136 satélites, 29 lojas de fast-food e 4 salas de cinema. Conta ainda com uma agência do Banco Santander, Correios, caixas eletrônicos (24 horas), incluindo estacionamento coberto (valet).
Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos e feriados das 12h às 22h.
Endereço: Rua do Ósmio, 699, Jd. Mollon – Santa Bárbara d’Oeste. Telefone: (19) 3457-9966.
 

Notícias Relacionadas »
Comentários »