16/10/2019 às 13h40min - Atualizada em 16/10/2019 às 13h40min

Pátio Limeira Shopping tem plantão de biometria neste sábado

Atendimento será realizado das 10h às 15h para eleitores com domicílio eleitoral na cidade

Divulgação
Os eleitores domiciliados em Limeira terão esse sábado (19) mais um plantão no terminal de atendimento do Cartório Eleitoral no Pátio Limeira Shopping, das 10h às 15h, para o cadastro de biometria. O local fica no piso térreo próximo à Praça de Eventos e funciona normalmente de segunda à sexta-feira, das 10h às 18h. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Limeira possui 217.739 eleitores registrados, dos quais cerca de 82 mil ainda não cadastraram a biometria. O prazo final para essa atualização se encerra no dia 19 de dezembro deste ano.

De acordo com a chefe substituta do Cartório da 399ª Zona Eleitoral, Valéria Antônia Maciel Shinya, desde a abertura do terminal, no último dia 9 de setembro, entre 100 e 120 atendimentos diários têm sido realizados no local. “No plantão de 21 de setembro esse número chegou a 160 atendimentos. Como a procura está muito grande, ampliamos os números de plantões, para que todos os eleitores da cidade possam atualizar seu cadastro antes do prazo final”, destaca.

Os plantões no terminal do Pátio Limeira Shopping serão realizados nos dias 9, 15, 20 e 30 de novembro, 1º, 7, 8, 14 e 15 de dezembro, sempre das 10h às 15h. Valéria observa que para os atendimentos durante a semana não é preciso agendamento, mas nos plantões os interessados devem marcar o horário através do site do TRE ou pelos telefones (19) 3441-6289, 3441-6520, 3444-4415 e 3444-4416.

Para a gerente geral do empreendimento, Andréa Bacalão, o aumento no número de plantões visa oferecer ao eleitor mais facilidade para atualizar sua situação junto à Justiça Eleitoral. “Muitos não têm tempo durante a semana de comparecer ao terminal para fazer o cadastro. Os plantões no final de semana são uma boa oportunidade de o eleitor fazer a biometria e, depois, aproveitar para fazer um passeio pelo Pátio Limeira Shopping”, destaca.
 
Orientações
Os eleitores que não se cadastrarem até 19 de dezembro terão o título de eleitor cancelado e deverão regularizar a situação no cartório eleitoral ou em algum posto da Justiça Eleitoral. O cadastramento também é obrigatório para os cidadãos cujo voto é facultativo, como os idosos acima de 70 anos, os maiores de 16 e menores de 18 anos e os analfabetos.

Para fazer o cadastramento biométrico, é necessário levar documento oficial de identificação, comprovante de residência recente e título eleitoral, se tiver. O eleitor deve agendar o atendimento para fazer a biometria no site do TRE-SP, no próprio cartório ou posto eleitoral.

O procedimento envolve a coleta das impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada de cada pessoa, além da atualização dos dados constantes no cadastro. Caso não faça o cadastramento, além do título cancelado o eleitor não poderá votar, ser empossado em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

Notícias Relacionadas »
Comentários »