08/10/2019 às 21h28min - Atualizada em 08/10/2019 às 21h28min

Candidatas ao Conselho Tutelar denunciam processo eleitoral em Americana

Irregularidades teriam acontecido no pleito e com 3 candidaturas específicas

Beto Silva
Dez candidatas ao Conselho Tutelar de Americana protocolaram, nesta terça-feira (8),  junto à prefeitura, dois pedidos de averiguação de irregularidades, sendo um do pleito eleitoral realizado no domingo (6) e outro de três candidaturas específicas.

Em relação ao processo eleitoral, as candidatas pedem à comissão eleitoral para que averigue irregularidades, como a votação de algumas pessoas em mais de uma seção eleitoral, a existência de votos sem a devida validação pela mesa eleitoral de cada seção, bem como o 'boom' de eleitores no Ciep (Centro Integrado de Educação Pública) do bairro Antonio Zanaga às vésperas do fechamento dos portões, o que ocasionou o atraso do início da apuração em duas horas.


No que diz respeito às irregularidades praticadas durante a campanha eleitoral, estas se direcionam a três candidaturas específicas.

As candidatas afirmam que durante a campanha eleitoral três candidaturas obtiveram vantagens em relação às demais, tendo em vista os indícios de que se valeram de propagandas vedadas, como publicação em jornal da cidade e publicações patrocinadas no Facebook, bem como de campanha explícita por parte de um vereador da cidade, através do aplicativo Whatsapp, e por parte de entidades religiosas, diretamente ou por meio de instituições sociais por elas geridas.

De acordo com o advogado Rafaem Bernardi, que representa as candidatas, por se tratar de práticas irregulares, merecem a devida apuração. "Com isso, as denunciantes almejam contribuir com o melhoramento do processo de composição do Conselho Tutelar, a fim de que este não se estabeleça sob indícios de irregularidades não apuradas. Trata-se do cumprimento de um dever e de finalização completa do processo de escolha ao qual se dispuseram", afirmou. 

Notícias Relacionadas »
Comentários »