07/10/2019 às 18h56min - Atualizada em 07/10/2019 às 18h56min

Americana, S.Bárbara e Nova Odessa recebem ônibus do Estado

Veículos possuem características que permitem circulação tanto em zonas urbanas, quanto em zonas rurais

Da Redação
Divulgação/Prefeitura de Americana
O Governo do Estado de São Paulo entregou nesta segunda-feira (7) 29 ônibus escolares que serão utilizados para o transporte escolar da região de Campinas. Deste total, seis foram destinados a Americana (3), Santa Bárbara d'Oeste (2) e Nova Odessa (1).  

Foram adquiridos 180 ônibus para todo o Estado, com investimento de cerca de R$ 40,7 milhões. O valor unitário de cada ônibus é R$ 226,5 mil. A compra faz parte do “Programa Caminho da Escola”, criado pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação. 

“Transporte escolar é um dos maiores desafios que nós temos para os municípios e para estados. Por todos os aspectos, pelo financeiro, mas também pela logística e pela responsabilidade de se transportar milhares e milhões de crianças todos os dias”, diz o secretário Rossieli Soares.

“Precisamos da parceria dos municípios e não vamos nos furtar de apoiá-los nesta missão que é garantir o direito das crianças de chegarem às escolas”, complementa Soares.
Para o vice-governador Rodrigo Garcia, a educação “une a todos em relação ao resultado que queremos alcançar.”

“Uma pátria mais educada, uma população mais bem formada para que a gente possa dar mais oportunidade aos brasileiros. [...] O desafio é enorme, mas não tenho dúvidas que a pauta sendo comum e as diretrizes sendo bem feitas, nós vamos ter na figura dos prefeitos e dos governadores, uma transformação importante com melhores indicadores.”

Acessibilidade
 
Os veículos possuem características que permitem circulação tanto em zonas urbanas, quanto em zonas rurais, passando por vias sem pavimentação, terrenos acidentados e irregulares, sob condições severas de operação. Eles comportam até 44 estudantes sentados, além do condutor.

Os ônibus também estão equipados com dispositivo de acessibilidade. Uma poltrona móvel, que pode ser deslocada, garante o embarque e desembarque dos estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida.

Por meio da parceria com os municípios e o investimento no transporte escolar, o Governo de São Paulo garante o acesso e permanência dos estudantes nas escolas e a segurança no deslocamento até elas.
Notícias Relacionadas »
Comentários »